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A kombucha portuguesa que é líder de vendas na Europa

Com um crescimento anual de 20%, a empresa faturou 11 milhões de euros e vendeu 30 milhões de garrafas na Europa. Para este ano, a ambição da The GUTsy Captain Company passa pelo lançamento de novos produtos e por aumentar a quota de mercado em Portugal e Espanha.
23 Fevereiro 2025, 21h00

Peter Matuska é um empreendedor eslovaco que gosta de fazer surf no Guincho, jogar golfe e passear pelo mundo. Antes de se instalar em Portugal foi dono de vários negócios da área alimentar e das telecomunicações em Bratislava. Um dia, em viagem pelos Estados Unidos, descobriu a kombucha, uma bebida ancestral que estava à venda em todo o lado, desde os restaurantes às estações de serviço. Comprou uma garrafa, provou e acreditou no potencial de negócio.

Trouxe a kombucha na mala de viagens e decidiu dá-la a provar à família e aos amigos. Peter, de 47 anos, percebeu que a combinação perfeita seria aliar o espírito empreendedor à vontade de fazer as coisas acontecerem. As estimativas de crescimento no mercado norte-americano, que apontavam para receitas de dois mil milhões de euros, ajudou à decisão: iria produzir a sua própria kombucha em Portugal, numa fábrica em Évora.

“Começámos a experimentar as variedades americanas e ninguém gostava. Tinha um sabor fermentado, que não era alinhado com o perfil pretendido. Não queríamos criar um nicho de mercado. A nossa visão era a de fazer uma bebida para todas as pessoas sem comprometer a parte da eficácia e da eficiência”, diz Inês Freitas, administradora da The GUTsy Captain Company, e que se juntou à empresa portuguesa após ter trabalhado 18 anos na Unilever, parte deles no Reino Unido.

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