[weglot_switcher]

Sonnedix adquire dois projetos de energias renováveis em Portugal

As últimas aquisições representam um marco importante no crescimento da Sonnedix em Portugal desde que entrou no mercado em 2022, elevando o pipeline total português para quase 500 MW. A empresa diz que espera atingir os 750 MW no final de 2025.
25 Fevereiro 2025, 14h39

A Sonnedix, produtora de energia renovável com mais de 3 GW  (gigawatts) de capacidade operacional global, adquiriu dois projetos de energia renovável ready-to-build (RTB) no Norte de Portugal.  Com esta aquisição eleva a capacidade total em Portugal para 471 MW (megawatts) desde a entrada no mercado em 2022.

As últimas aquisições representam um marco importante no crescimento da Sonnedix em Portugal desde que entrou no mercado em 2022, elevando o pipeline total português para quase 500 MW. A empresa diz que espera atingir os 750 MW no final de 2025.

A Sonnedix tem atualmente uma capacidade total de mais de 11 GW, incluindo um pipeline de desenvolvimento de mais de 6 GW, estando presente no Chile, França, Alemanha, Itália, Japão, Polónia, Portugal, Espanha, EUA e Reino Unido. A empresa continua a expandir a sua presença global nos países da OCDE, através de aquisições e desenvolvimento de projetos de energias renováveis

As duas aquisições hoje anunciadas receberam autorização para avançar, permitindo à Sonnedix e ao seu empreiteiro EPC, a Zagope, iniciar imediatamente os trabalhos de construção. Uma vez concluídos, os projetos irão gerar cerca de 120.000 MWh de eletricidade limpa por ano, o equivalente a abastecer quase 40 mil lares e evitar mais de 42 mil toneladas métricas de CO2 equivalente por ano2.

Recorde-se que Portugal acolhe um dos maiores projetos europeus da Sonnedix até à data – o Projeto Douro de 150 MW, parte do portfólio Oasis, representando quase 300 MW. A conclusão mecânica deste projeto foi alcançada com sucesso em fevereiro de 2025.

Paralelamente ao progresso da construção, a Sonnedix reforçou o seu portfólio operacional, incluindo a aquisição do Portfolio Fado, constituído por 3 projetos regulados em operação e que totalizam 49 MWp (megawatts pico), e tendo conseguido a operação comercial e o financiamento bem-sucedido da Central de Pombal, uma central regulada de 23 MWp localizada no centro de Portugal.

O CEO da Sonnedix, Axel Thiemann, considera Portugal “um mercado importante e em crescimento para a Sonnedix”.

“Com um ambiente regulatório favorável e sinais de investimento estáveis, Portugal oferece fortes oportunidades para produtores de energia renovável. A Sonnedix está bem posicionada para capitalizar este potencial, alavancando os nossos projetos ibéricos existentes para converter o nosso pipeline, expandir a nossa pegada e hibridar o nosso portfólio no apoio à transição energética de Portugal”, acrescenta o CEO.

A responsável pelo crescimento da Sonnedix na Península Ibérica, Beatriz Llorente Blanco, diz que este dois projetos são a prova viva do nosso compromisso a longo prazo de fornecer soluções energéticas sustentáveis e inovadoras ao mercado português.

“Ao adquirirmos projetos na fase ready-to-build (RTB), não só reduzimos o risco como também aceleramos os prazos e conseguimos eficiências de custos. Fizemos progressos consideráveis na nossa carteira em 2024 e, olhando para o futuro, estamos entusiasmados com as muitas perspetivas, incluindo a colocação em linha de um dos nossos maiores projetos na Europa, que contribuirá significativamente para a transição de Portugal para um futuro energético mais limpo.”

A Sonnedix desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável a longo prazo, com o objetivo de fornecer eletricidade verde e acessível aos seus clientes e atuar como um verdadeiro cidadão social nos locais onde opera.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.