[weglot_switcher]

Mercadona cresce faturação 9% em 2024 para 38,8 mil milhões de euros

Faturação da cadeia de supermercados cresceu 9% para 38,8 mil milhões de euros, revelou Juan Roig esta terça-feira.
11 Março 2025, 10h40
Em atualização

A Mercadona faturou 38,8 mil milhões de euros em 2024, um crescimento de 9% para 38,8 mil milhões de euros, de acordo com a apresentação de resultados que ocorreu esta terça-feira em Valência. A cadeia retalhista criou mais seis mil novos postos de trabalho em 2024.

Os resultados das operações da cadeia de supermercados em Espanha e Portugal foram apresentados esta terça-feira em Valência pelo CEO da Mercadona, Juan Roig, num evento em que o JE marcou presença.

Destacou Juan Roig que o exercício de 2024 foi um ano em que a empresa “voltou a ter grandes melhorias de gestão, produtividade e eficiência” algo que permitiu à Mercadona obter um dado histórico de rentabilidade e aumentar em 37% o seu lucro líquido para 1.384 milhões de euros. Para 2025, a Mercadona vai investir mais de mil milhões de euros e criar mil postos de trabalho e espera que as vendas aumentem 3,5% para atingir os 40,1 mil milhões de euros.

O CEO da Mercadona referiu que em 2024, 85% das compras a fornecedores foram efetuadas em Espanha e Portugal, um valor total de 30,4 mil milhões de euros.

“Foi um ano especialmente duro quanto aos incêndios em Portugal e as cheias em Valência (Dana) que causaram efeitos devastadores para as nossas comunidades nestes países”, começou por referir o CEO da Mercadona. “No caso de Valência, as cheias afetaram gravemente 21 lojas em Valência em outubro de 2024 e nesse sentido, agradeço a extraordinária resposta que foi dada pelos nossos colaboradores na reconstrução das nossas lojas. A 14 de janeiro deste ano tínhamos todas as lojas restauradas”, destacou.

Numa nota mais positiva, o responsável máximo da Mercadona referiu que “2024 foi um ano espetacular para as cinco componentes da Mercadona: chefe (cliente), o trabalhador, o fornecedor, a sociedade e o capital”. “Os clientes escolhem a Mercadona cada vez mais, os fornecedores sentem que têm cada vez maior importância e são escutados. Conseguimos baixar o preço do azeite entre outros produtos, apesar da subida de outros produtos”, detalhou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.