Os bancos portugueses conseguiram alcançar lucros recorde pelo segundo ano consecutivo, em 2024, apesar do impacto do corte das taxas de juro pelo Banco Central Europeu a partir do verão passado. Esta tendência não deverá manter-se este ano, com os analistas da Morningstar DBRS a afastarem um crescimento de dois dígitos. Ainda assim, esperam que o setor continue a beneficiar do aumento da procura por crédito.
“Pelo segundo ano consecutivo, os maiores bancos portugueses reportaram resultados recorde. Estas instituições financeiras registaram um total de cinco mil milhões de euros de lucros, o que representa uma subida de 13% face a 2023 e quase o dobro de 2022”, começam por referir os analistas da agência de notação numa nota divulgada esta terça-feira.
“O forte desempenho deveu-se sobretudo à estabilidade da margem financeira, custos operacionais contidos e a uma redução do custo de risco”, apontam. A margem financeira alcançou os 9,7 mil milhões de euros no conjunto, um resultado quase inalterado em comparação com o período homólogo e um crescimento e 69% face ao final de 2022.
Além disso, “as provisões e imparidades diminuíram para mais de metade em 2024, face ao ano anterior, refletindo, em grande parte, o cenário económico favorável no qual os bancos operam”, num período em que a qualidade dos ativos continuou a melhorar.
Já para 2025, “não esperamos outro ano de crescimento a dois dígitos dos resultados. Os benefícios da libertação de provisões e das taxas de juro mais elevadas nos empréstimos parecem ter-se esgotado”, refere a Morningstar DBRS na nota enviada aos clientes.
Ainda assim, os analistas preveem que os grandes bancos nacionais “devem continuar a beneficiar do aumento da procura por empréstimos” num cenário em que as taxas de juro ainda se mantém elevadas, apesar dos cortes do banco central liderado por Christine Lagarde.
“Os lucros fortes dos últimos anos e a geração interna de capital criam almofadas significativas contra qualquer destabilização no ambiental operacional português”, concluem.
A evolução dos resultados da banca este ano será um dos temas em cima da mesa no Fórum Banca 2025, organizado pelo Jornal Económico e que se realiza esta quarta-feira. Além dos presidentes executivos dos maiores bancos nacionais, também Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, estará presente no evento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com