[weglot_switcher]

No total, 250 Fundos de Private Equity gerem empresas com valor de 1,7 biliões na Europa

A CVC Capital Partners é a principal gestora de private equity na Europa, com a gestão de um EV estimado de 70 mil milhões de euros, seguida da KKR (66 mil milhões) e da EQT (61 mil milhões), segundo a Gain.pro.
7 Abril 2025, 12h35

Os dados são do relatório da Gain.pro, plataforma de inteligência de mercado de ativos privados, e foram noticiados pela Fundspeople.

A classificação baseia-se no enterprise value (EV) ou valor total da empresa gerido na Europa. No total, as 250 principais sociedade gestoras de capital privado na Europa gerem um EV de 1,7 biliões de euros.

Nos últimos seis anos, os investidores do Europe 250 realizaram quase o dobro de novas aquisições em comparação com as saídas. Foram 5.587 novos investimentos e 2.973 o número de desinvestimentos.

A CVC Capital Partners é a principal gestora de private equity na Europa, com a gestão de um EV estimado de 70 mil milhões de euros, seguida da KKR (66 mil milhões) e da EQT (61 mil milhões), segundo a mesma fonte.

As gestoras norte-americanas e britânicas dominam o ranking, concentrando 30% do EV total (512 mil milhões) e 25% (427 mil milhões), respetivamente. Os investidores alemães surgem em terceiro com apenas 46 mil milhões (3%).

O ranking Europe 250 é bastante concentrado no topo, pois as 25 principais gestoras de fundos de private equity gerem 48% do EV total, enquanto as 50 primeiras gerem 65%. Isto é, os 25 principais players gerem um EV equivalente ao total agregado das 225 seguintes.

A Fundspeople noticia que, por setor, destacam-se as Hg (TMT — Tecnologia, Media e Telecomunicações); CVC (Serviços e Industriais); EQT (Ciência e Saúde); KKR (Energia e Materiais); Cinven (Serviços Financeiros) e TDR Capital (Consumo).

Os investidores norte-americanos são mais ativos nos setores de Energia e Materiais, Serviços Financeiros e TMT, em comparação com os seus pares europeus.

Nos rankings regionais, destacam-se a TDR Capital (no Reino Unido e Irlanda), a CVC (nos países nórdicos e Europa Central e de Leste), a Blackstone (em Itália), a Cinven (na Península Ibérica), a Ardian (em França), a Advent International (na região DACH) e a 3i (no Benelux).

O ranking de investidores Top3, por sede, é composto pelas norte-americanas  KKR  (com a gestão de empresas com um enterprise value de 66 mil milhões de euros); Blackstone com 58 mil milhões e Carlyle com 33 mil milhões. No Reino Unido e Irlanda, a liderança cabe à CVC com 70 mil milhões de euros; seguida da Cinven com 45 mil milhões e a TDR com 32 mil milhões.

Em França a Ardian domina no ranking do private equity com 44 mil milhões de euros; seguida da PAI Partners com 25 mil milhões e Astorg com 14 mil milhões de euros.

Na Península Ibérica a liderança cabe à Asterion Partners com a gestão de empresas com um enterprise value de 5 mil milhões de euros. Seguida da Portbello Capital com 3 mil milhões e a ProA Capital com 2 mil milhões.

Nos países Nórdicos a EQT lidera com a gestão de 61 mil milhões de euros de EV, seguida da Nordic Capital com 17 mil milhões e da Altor com 7 mil milhões.

No Benelux a liderança cabe à Triton com 23 mil milhões sob gestão, à Waterland com 17 mil milhões e a à HAL Investments com 11 mil milhões.

Na região DACH (germânica) os fundos de private equity da Partners Group dominam com 20 mil milhões de EV; segue-se a Allianz Capital com 7 mil milhões e a Mutares (dona da portuguesa Efacec) com 5 mil milhões de euros.

Em Itália a sociedade que está no Top3 é a CDP equity com 10 mil milhões; seguida da F2iSGR com 8 mil milhões e a Ambienta em terceiro com 3 mil milhões de euros.

A mesma análise destaca que o private equity continua a ser um negócio de escala que exige tempo e compromisso para crescer. O que se reflete na distribuição do EV gerido em função do ano de fundação dos investidores, sendo que 77% do EV total está nas mãos de sociedades fundadas nos anos 90 ou antes. Nove das dez maiores gestoras de private equity do ranking Europe 250 foram fundadas nessa década ou anteriormente. A Hg, nascida de uma cisão em 2000, e a TDR Capital, fundada em 2002, destacam-se como as principais empresas jovens de grande dimensão.

Segundo o mais recente relatório da Gain.pro as 10 maiores gestoras de mercados privados a nível mundial — que representam apenas 0,2% do universo de empresas de private equity — gerem 20% do capital. Em 2024, apenas quatro delas — Blackstone, Apollo, KKR e Ares — captaram, em conjunto, mais de 500 mil milhões de euros, e a sua quota de mercado continua a crescer, revela a Fundspeople.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.