[weglot_switcher]

AEMinho reúne com eurodeputados em Bruxelas para abordar desburocratização e desenvolvimento económico

Foram discutidas, na reunião que teve lugar no Parlamento Europeu, a necessidade de crescimento da economia europeia, a conjuntura económica mundial e as opções para enfrentar os desafios emergentes, com especial ênfase no impacto negativo que o excesso de burocracia tem nas dinâmicas económicas dos países e da União Europeia.
10 Abril 2025, 17h39

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho), liderada pelo Presidente da Direção, Ramiro Brito, reuniu-se no Parlamento Europeu em Bruxelas com vários eurodeputados portugueses, incluindo Ana Miguel Pedro, Ana Vasconcelos, Bruno Gonçalves, Hélder Sousa Silva, Paulo Cunha e Paulo do Nascimento Cabral. A reunião teve como foco principal a desburocratização como um elemento chave para o desenvolvimento da economia europeia.

Foram discutidos a necessidade de crescimento da economia europeia, a conjuntura económica mundial e as opções para enfrentar os desafios emergentes, com especial ênfase no impacto negativo que o excesso de burocracia tem nas dinâmicas económicas dos países e da União Europeia.

A AEMinho apresentou um documento com uma análise conjuntural e sugestões para novas medidas e processos de governança que visam tornar mais ágil e flexível o processo de disponibilização de instrumentos financeiros aos estados, sem comprometer a regulação necessária.

No documento, destacam-se propostas que visam restaurar a confiança, permitir a inovação e desbloquear o potencial económico, com o objetivo de reforçar a liderança do Parlamento Europeu na transformação da trajetória económica da Europa. “Não podemos competir apenas defendendo o status quo. Os mercados globais evoluem e as nossas empresas – especialmente as PME – precisam de um ambiente regulamentar ágil e orientado para a missão que conduza a resultados a longo prazo”, pode ler-se no texto.

Ramiro Brito enfatizou que “a Europa enfrenta hoje um desafio diferente daqueles que enfrentou nas últimas décadas”, referindo-se à guerra nas fronteiras, ao reposicionamento hostil de aliados e à necessidade de endereçar novos mercados com estratégia e assertividade. O líder sa associação sublinhou que “criar processos mais ágeis e flexíveis e orientar o foco para a eficiência pode fazer toda a diferença nesta nova dinâmica”.

A reunião resultou na promessa de uma cooperação mais estreita entre a AEMinho e os eurodeputados, promovendo um espírito de colaboração que permitirá uma troca contínua de perspetivas e informações entre decisores políticos e o setor empresarial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.