Um dos objetivos da anterior edição Programa NextLap era muito claro: reduzir a pegada de carbono no fabrico de betão. No decorrer do programa, foi criado um projeto-piloto que, logo à nascença, tinha dois grandes desafios ambientais para abordar: as emissões de CO2 do betão e a sua natureza intensiva em recursos e a realidade dos pneus em fim de vida (ELT), que, se não tiverem um fim adequado, poderão causar graves problemas de poluição do ar, da água e dos solos. A boa notícia é que o NextLap foi criado exatamente para tornar possível a abordagem de qualquer desafio e a gestão da Beta-i tem como um dos princípios a colaboração, ou seja, juntar entidades, ou players, que possam tornar ideias e projetos em produtos ou métodos sustentáveis e benéficos. E que, de outra forma, dificilmente passariam do papel
Inovação em primeiro lugar
A nortear todo o desenvolvimento do projeto está a inovação. Que é a chave para que a coexistência entre o progresso e o ambiente seja equilibrada e possibilite o desenvolvimento sustentável. A verdade é que através do NextLap já foram desenvolvidas aplicações para ELT reutilizados que se traduzem em oportunidades de negócio em diferentes setores. Além de tudo, o Programa considera todo o ciclo de vida dos produtos e soluções criados, desde o seu fabrico até à sua comercialização.
Num futuro breve, quem passará pela barreira acústica instalada no troço ferroviário entre Évora e Évora Norte nem sonhará que está a beneficiar de uma revolução. Naqueles 123 metros de comprimento por 3 metros de altura estão cerca de 28 toneladas de aglomerado de borracha que, antes, seriam resíduos tratados através de soluções mais tradicionais pela Valorpneu. Em cada metro quadrado desta barreira estão dez pneus de automóvel em fim de vida. Sabendo que, no mundo, são descartadas 30 milhões de tonelada por ano, dos quais apenas cerca de 25% são reciclados, podemos perceber a importância deste resultado e da relevância do programa NextLap.
Ovo de Colombo?
Quando as soluções encaixam perfeitamente nas necessidades, tudo parece fácil mas o processo que resultou neste novo e revolucionário betão foi lógico mas bastante trabalhoso. Ao juntar a Farcimar, a Genan e a Infraestruturas de Portugal, através do NextLap, a Valorpneu e a Beta-i criaram uma verdadeira colaboração produtiva, que, como podemos constatar pela informação do parágrafo anterior, revolucionou a indústria. O betão — que agora pode passar ser fabricado de forma a minimizar o impacto ambiental dos pneus em fim de vida – teve a sua origem numa ideia ao mesmo tempo simples e poderosa: substituir materiais naturais como cascalho e areia por grânulos de borracha na sua composição.
Na prática, a Farcimar, infundiu grânulos de borracha em betão pré-fabricado para substituir recursos naturais, abrindo caminho para uma barreira acústica mais sustentável, competitiva e de alto desempenho.
Um dos maiores feitos desta abordagem inovadora é transformar, de facto, o passivo ambiental dos resíduos de pneus em ativos valiosos, cuja aceitação no mercado é garantida.
Os benefícios de uma revolução
As empresas do setor e as que utilizam estas barreiras, como a IP – Infraestruturas de Portugal, com quem a Farcimar está a pilotar esta solução, ganham com as melhorias de desempenho, não só no que toca a função da barreira — bloquear o som minimizando a poluição sonora –, mas também em termos de durabilidade e robustez, já que a incorporação de grânulos de borracha reduz, significativamente, a pegada de carbono do próprio betão, minimizando as emissões de gases com efeito de estufa resultantes do anterior processo de fabrico e conservando os recursos naturais.
Para a Genan, a maior empresa de reciclagem de pneus do mundo, a colaboração com a Farcimar explorou novas oportunidades, aproveitando a procura do mercado por soluções sustentáveis e eficazes na construção. Só o projeto-piloto desta solução consumiu cerca de duas toneladas de granulado de borracha da Genan.
Como apontamento, ou lição para futuras iniciativas de inovação, a colaboração destes players neste projeto é o exemplo perfeito de como a inovação e, claro, os parceiros certos, pode revolucionar uma indústria.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em parceria com a ValorPneu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com