Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI | A-

Os riscos geopolíticos de uma guerra comercial podem causar “quedas substanciais” nas ações e agravar custos para os países, avisa FMI. Este efeito nos preços pesa sobre a atividade económica e constitui uma ameaça para a estabilidade financeira. É mais um alerta a refletir que o medo das tarifas piora. FMI, economistas, políticos e bilionários já temem nova crise financeira global.

 

Xi Jinping, presidente da China | B+

Perante as tarifas, Pequim alterna entre o tom desafiador para fora, tranquilidade para os chineses e desejo de aproximação aos europeus. Enquanto muitas nações se esforçam para fazer acordos com Trump, Xi Jinping faz frente ao “bullying unilateral” dos EUA, a querer transformar a crise em oportunidade. A Europa está no olho do furacão na guerra comercial em que a China quer ser aliada da UE.

Jensen Huang, presidente da Nvidia | C-

Empresa norte-americana vai registar quebras de quase 5.000 milhões de euros, após Trump bloquear
vendas de chips para a China. Novas restrições arrastam bolsas mundiais e derrubam ações da fabricante de semicondutores. É mais um passo para isolar a China. Um rude golpe nos resultados da Nvidia, que já anunciou novas fábricas nos EUA para produzir chips de IA.

 

Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente | D

Os apoios a bicicletas e carros elétricos deste ano esgotaram em três dias, mas mais de metade dos incentivos de 2024 continuam por pagar. O mais caricato é que há categorias, como os carregadores para veículos elétricos em condomínios, onde nenhuma candidatura foi ainda avaliada e os apoios do aviso deste ano até podem ser pagos primeiro. Ministra não fica bem na fotografia.