A produção da Autoeuropa quebrou 23% no primeiro trimestre deste ano face a período homólogo para mais de 55 mil unidades.
Esta quebra teve impacto na produção automóvel nacional, que desceu 15% para mais de 81,2 mil unidades, segundo os dados hoje divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).e
Com um peso de 68% na produção automóvel nacional, a Autoeuropa é de longe a maior produtora em Portugal.
A segunda gigante é a Stellantis Mangualde (pesa 29% do total) que registou um aumento de 16% na produção para mais de 23,5 mil unidades.
Segue-se a Mitsubishi Fuso Truck Europe no Tramagal que registou uma quebra de 42% para 1.850 unidades.
Já a Toyota Caetano disparou 34% para 748 unidades até março, com a CaetanoBus a subir 25% para 15 unidades.
Mais de 97% da produção destinou-se ao estrangeiro, com o mercado interno a pesar 3%.
No entanto, a produção para o mercado interno subiu mais de 40% para mais de 2,2 mil unidades, com a produção para exportação a recuar 16% para mais de 79 mil unidades.
Sem surpresas, a Volkswagen foi a marca mais produzida em Portugal, em termos de ligeiros de passageiros, apesar da quebra de 23%. Segue-se a Citroen com mais 44% para mais de 1,7 mil unidades, e a Peugeot com mais 30% para 1,6 mil unidades. Depois, a Fiat com 1,4 mil unidades e uma quebra de 23%, seguida da Opel com mais 35% para mil unidades.
Nos ligeiros de mercadorias, a Peugeot é a marca mais produzida: mais 35% para quase 6,4 mil unidades. Segue-se a Citroen com 4,7 mil unidades e a Fiat com 2,6 mil unidades.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com