[weglot_switcher]

Delta lidera ranking de companhias aéreas em valor da marca em 2025

O valor combinado da marca das 50 maiores companhias aéreas do mundo aumentou 29% em termos homólogos, para 132,4 mil milhões de dólares, refletindo a recuperação contínua da aviação global.
19 Abril 2025, 15h46

A Delta Airlines mantém o título de marca de companhia aérea mais valiosa do mundo pelo sétimo ano, com o valor da marca a subir 38% para 14,9 mil milhões de dólares, impulsionado pelo forte desempenho financeiro, pelo crescimento da receita premium e pelos investimentos contínuos na experiência do cliente e na sustentabilidade.

Novos dados da Brand Finance, a consultora líder mundial em avaliação de marcas, revelam ainda a recuperação do valor da marca no setor como um todo, à medida que a procura por viagens internacionais aumenta.

A Malaysia Airlines registou o crescimento mais rápido do valor da marca no ranking, subindo 209% para 607 milhões de dólares. Após dez anos de ausência na tabela, a companhia aérea regressa ao 45º lugar “após uma reviravolta notável centrada na modernização da frota, na eficiência operacional e na expansão internacional”, de acordo com o último relatório da Brand Finance, a consultora líder mundial em avaliação de marcas.

Entretanto, a Saudia aumentou o seu valor de marca em 34%, atingindo 1,1 mil milhões de dólares, ultrapassando pela primeira vez a marca de mil milhões de dólares e tornando-se a marca de companhia aérea de crescimento mais rápido no Médio Oriente.

Agora no seu 15º ano, o relatório é o estudo mais longo do género, classificando as marcas aéreas mais valiosas e fortes do mundo. O inquérito deste ano abrange 30 mercados, inclui insights de mais de 30.000 inquiridos e avalia 124 marcas.

O valor combinado da marca das 50 maiores companhias aéreas do mundo aumentou 29% em termos homólogos, para 132,4 mil milhões de dólares, refletindo a recuperação contínua da aviação global. À medida que a procura por viagens de lazer de longa distância e premium ultrapassa as opções de baixo custo, as transportadoras de serviço completo (FSCs) estão a superar os concorrentes de baixo custo (companhias low-cost) em crescimento e quota de valor.

Regionalmente, a América do Norte continua a liderar, contribuindo com mais de 40% do valor total da marca aérea. No entanto, a Ásia-Pacífico é a região que mais cresce, impulsionada pelas companhias aéreas chinesas e pela crescente procura internacional.

A Southwest Airlines é a marca de companhia aérea mais forte do mundo, obtendo uma pontuação de 91,1/100 no Índice de Força da Marca (BSI). De acordo com a pesquisa da Brand Finance, a gigante americana low-cost obtém pontuações elevadas em reputação, recomendação e lealdade do cliente.

A ANA (All Nippon Airways) lidera entre as transportadoras de serviço completo, com uma pontuação BSI de 86,2/100, impulsionada pelo forte desempenho no seu mercado doméstico, o Japão.

A Boeing manteve a sua posição como a marca aeroespacial e de defesa mais valiosa do mundo pelo décimo ano consecutivo, ainda de acordo com o último relatório da Brand Finance. O valor da marca Boeing aumentou 12% em termos homólogos, para 18,2 mil milhões de dólares, apoiado pela recuperação global da aviação comercial e pelo forte desempenho nas suas divisões de defesa e de espaço.

O Aeroporto de Heathrow mantém a sua posição como a marca aeroportuária mais valiosa do mundo, enquanto o Aeroporto Changi de Singapura continua a ser o mais forte, com os aeroportos a beneficiarem também do crescente volume de passageiros e do investimento em infraestruturas.

O valor total das 25 principais marcas de aeroportos aumentou 16% em termos homólogos — uma recuperação de quase 60% desde 2021. Todos os anos, a Brand Finance, consultora líder na avaliação de marcas, testa 5.000 das maiores marcas do mundo e publica mais de 100 relatórios, classificando as marcas em todos os setores e países.

As 50 marcas de companhias aéreas mais valiosas e fortes do mundo e as 25 marcas de aeroportos mais valiosas e fortes estão incluídas no relatório Brand Finance Airlines 50 2025.

O valor da marca é entendido como o benefício económico líquido que o proprietário de uma marca obteria ao licenciar a marca no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.