[weglot_switcher]

EDP inicia construção de novo projeto solar na Alemanha

Este projeto, localizado no nordeste da Alemanha, resulta de uma colaboração com a Kronos Solar EDPR, um promotor solar adquirido pela EDP em 2022, e promete fornecer energia a cerca de 22 mil casas .
22 Abril 2025, 14h19

A EDP, através da EDP Renováveis, deu mais um passo na sua expansão na Alemanha ao iniciar a construção do seu segundo projeto solar de grande escala no país, o Meuselwitz, que adicionará 65 MWp ao portefólio da empresa e fornecerá energia a cerca de 22 mil casas.

Este projeto está localizado no nordeste da Alemanha e resulta de uma colaboração com a Kronos Solar EDPR, um promotor solar adquirido pela EDP em 2022.

A construção do Meuselwitz ocorre poucos meses após o início da construção de Ketzin, o primeiro projeto renovável de grande escala da EDP na Alemanha, com uma capacidade de 87 MWp.

Estima-se que a nova central fotovoltaica comece a operar no início de 2026, contando com cerca de 105 mil painéis bifaciais, com uma capacidade instalada de 64,6 MWp (47,1 MWac). Uma vez em funcionamento, o parque solar gerará aproximadamente 69 GWh de energia limpa por ano, contribuindo para a redução de 48 mil toneladas de emissões de CO₂ anualmente.

Além disso, com a produção de Meuselwitz, a EDP planeia fornecer o seu primeiro Power Purchase Agreement (PPA) assinado no mercado alemão em 2024 com a empresa Lhyfe, para apoiar futuras instalações de produção de hidrogénio verde na região.

Antes do início da construção, a EDP realizou uma análise detalhada do local e identificou várias munições não detonadas da Segunda Guerra Mundial. Foram encontrados entre seis a dez artefatos, alguns pesando entre 100 e 250 quilos, que foram entregues à polícia local para eliminação segura. A EDP também reforçou o terreno afetado para garantir a estabilidade do local.

O estudo revelou ainda a existência de uma rede de túneis subterrâneos, que não impediu a continuidade do projeto, permitindo assim revitalizar uma área anteriormente considerada inadequada para desenvolvimento. Este esforço reflete o compromisso da EDP com a inovação e a utilização responsável do solo no setor das energias renováveis.

Pedro Vinagre, diretor executivo da EDP para a Europa do Norte e Central, afirmou que a Alemanha é um dos principais mercados de crescimento para a empresa, destacando que o projeto Meuselwitz é um passo importante para apoiar a transição energética do país.

A EDP está a contribuir para o objetivo da Alemanha de atingir 215 GW de capacidade solar instalada até 2030, com um pipeline de mais de 5 GWp de projetos solares de grande escala em diversas fases de desenvolvimento, além de iniciativas em energia eólica e armazenamento até ao final da década.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.