[weglot_switcher]

Professor do Politécnico de Leiria representa Portugal no World Teacher Games 2025

José Amoroso representou o verde e rubro no encontro que promoveu o desporto enquanto impulsionador de saúde e bem-estar e contou com a participação de 250 participantes de 25 países. Moderou o workshop Enrichment.
13 Maio 2025, 11h59

José Amoroso, professor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, foi o único português com tarefas organizacionais na primeira edição do World Teacher Games 2025, um encontro internacional que visa reforçar o papel dos professores de educação física e promover o desporto enquanto impulsionador de saúde e bem-estar das futuras gerações.

Dinamizado pela Federação Internacional de Desporto Escolar, o evento reuniu mais de 250 participantes de 25 países, em Toulon, França, entre os dias 5 e 10 de maio. 

No encontro realizaram-se vários workshops focados em abordagens pedagógicas inovadoras no domínio da educação física, atividades desportivas em equipa para promover a colaboração entre professores, profissionais qualificados e representantes académicos de todo o mundo, e intercâmbios interculturais e troca de conhecimentos. José Amoroso moderou o workshop Enrichment.

O professor do Politécnico de Leiria, e também investigador do CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida, colaborou ainda na apresentação e divulgação do VIBES – Virtual reality sports Interaction Between European Schools, um projeto internacional que, em Portugal, é integrado pelo Politécnico de Leiria, com o objetivo de incorporar as tecnologias de realidade virtual nas aulas de educação física e na conceção de experiências de aprendizagem.

A decorrer até 2026, o projeto VIBES está já a ser implementado nas aulas de educação física de algumas escolas secundárias do distrito de Leiria, sendo o objetivo expandir a escolas de todo o país.

O último dia do World Teacher Games 2025 ficou marcado por um encontro entre José Amoroso e altos responsáveis da União Europeia, incluindo Giorgio Guazzugli Marini, chefe da Unidade do Desporto na Direção-Geral da Comissão Europeia para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura, e Agata Dziarnowska, membro do Gabinete do Comissário Europeu, que discutiram a importância de introduzir os desportos de disco desde a infância e o seu potencial de integração no ensino superior, reconhecendo a inovação do desporto misto, auto-arbitrado e com espírito de jogo no contexto mais alargado das políticas de educação física.

A primeira edição do World Teacher Games contou com a colaboração da Comissão Europeia e da Comissão Nacional Francesa da UNESCO, com o reconhecimento oficial do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação, e do Ministério do Desporto, Juventude e Vida Comunitária, e com o apoio do programa Erasmus+ Desporto da Comissão e Parlamento Europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.