[weglot_switcher]

Sete novas empresas no programa ELITE incluindo Vanguard e Doutor Finanças

Sete novas empresas elevam para 36 o número de membros portugueses da ELITE, abrangendo 16 sectores, com mais de 12.000 colaboradores e receitas superiores a 1,9 mil milhões de euros.
16 Maio 2025, 08h25

Há um novo grupo de empresas portuguesas (é já o 5º grupo desde o lançamento da iniciativa) na ELITE, a rede europeia de PME privadas que acelera o acesso ao mercado de capitais, tanto privado como público.

A Euronext, principal infraestrutura de mercado pan-europeia, anunciou esta sexta-feira a integração deste quinto grupo de empresas portuguesas na ELITE, o seu ecossistema internacional concebido para apoiar empresas privadas ambiciosas na aceleração do crescimento e da expansão global.

As sete novas empresas – Aldeia, Doutor Finanças, InnowaveTechnologies, Greenlab, Vanguard Properties, VentilAQUA e Vipex – representam sete sectores distintos, incluindo Construção e Materiais, Utilities, Bens Industriais e Serviços, Investimento Imobiliário, Serviços Financeiros e Tecnologias de Informação.

Em conjunto, geram mais de 80 milhões de euros em receitas anuais e empregam mais de 700 profissionais.

Com esta integração, a rede portuguesa da ELITE passa a contar com 36 empresas em 16 sectores, que no seu conjunto geram mais de 1,9 mil milhões de euros em receitas e empregam mais de 12.000 pessoas.

Enquanto membros da ELITE, as empresas participantes passam a ter acesso privilegiado à vasta rede de recursos da Euronext, concebida para impulsionar um crescimento sustentável e de longo prazo.

O programa apoia o seu desenvolvimento em três dimensões-chave do capital: competências, rede e financiamento – fornecendo-lhes as ferramentas para se expandirem globalmente e fortalecerem a sua posição no mercado.

“Este marco assinala igualmente a terceira edição da World Trade Center Lisboa International Academy by ELITE, reforçando uma parceria estratégica e bem-sucedida entre a ELITE e o World TradeCenter Lisboa”, refere a Euronext.

”Unida por uma visão partilhada, esta iniciativa proporciona às empresas portuguesas um ambiente dinâmico e as ferramentas certas para promover a conectividade internacional, a colaboração e o crescimento sustentável”, acrescenta.

“A relevância estratégica da World Trade Center Lisboa InternationalAcademy by ELITE é reforçada pela forte trajectória de Portugal no comércio e investimento internacionais”, sublinha a Euronext.

No âmbito do programa Portugal 2020, foram alocados mais de 560 milhões de euros para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas.

Segundo os dados mais recentes do Banco Mundial, as exportações de bens e serviços representaram cerca de 50% do PIB nacional, “reflectindo o forte compromisso do país com a integração global”.

“Este enquadramento macroeconómico reforça o papel crucial da ELITE e do WTC Lisboa em capacitar empresas de elevado potencial com o conhecimento, as redes e os recursos necessários para prosperar internacionalmente”, defende a Euronext.

Marta Testi, CEO da ELITE, refere que “com o lançamento do quinto grupo da ELITE Portugal – e o terceiro em parceria com o WTC Lisboa – continuamos a acelerar o percurso de crescimento de empresas portuguesas ambiciosas, promovendo a inovação, a boa governação e o acesso a capital”.

“A terceira edição da World Trade Center Lisboa International Academy byELITE reafirma o nosso compromisso com a promoção da liderança global e da inovação transfronteiriça. Esta iniciativa reúne talento de topo e expertise internacional, consolidando a posição do WTC Lisboa no panorama global e projectando a nossa rede além-fronteiras,” destaca Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa.

Enquanto membros da ELITE, as empresas participantes passam a ter “acesso privilegiado à vasta rede de recursos da Euronext, concebida para impulsionar um crescimento sustentável e de longo prazo”, lembra a Euronext.

O programa apoia o seu desenvolvimento em três dimensões-chave do capital: competências, rede e financiamento – fornecendo-lhes as ferramentas para se expandirem globalmente e fortalecerem a sua posição no mercado, explica a empresa que gere a bolsa portuguesa.

“No centro da World Trade Center Lisboa International Academy by ELITE está um programa executivo abrangente, desenvolvido pela Nova SBE Executive Education, a escola de negócios internacional melhor classificada em Portugal”, acrescenta.

Os participantes têm ainda acesso a quatro workshops internacionais organizados pela ELITE nos seus campus europeus – em Paris, Amesterdão, Lisboa e Milão – “abordando temas cruciais como negociação em ambientes globais complexos, acesso a capital privado e público, estratégias de sustentabilidade e gestão de talento”.

“Para além do conhecimento, o programa oferece oportunidades únicas de ligação internacional no ecossistema ELITE–Euronext, que abrange mais de 2.000 empresas e mais de 200 parceiros e investidores na Europa”, destaca a Euronext.

Através da rede World Trade Center, os participantes têm também acesso a uma comunidade global composta por 320 centros em 93 países – ampliando a sua presença internacional e reforçando a sua competitividade.

A Euronext é a principal infraestrutura de mercados de capitais da Europa,

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.