A EDP informou o mercado que fixou hoje o preço para uma emissão de instrumentos representativos de dívida verde subordinada fixed to reset rate no montante total de 750 milhões de euros, com uma opção de reembolso antecipado pela EDP de 6,5 anos após a data de emissão, data de vencimento em maio de 2055 (30 anos) e uma yield de 4,625% (cupão anual de 4,5%) aplicável até à primeira data de reset, isto é, 6,75 anos após a data de emissão.
Os bancos BofA Securities, Caixa – Banco de Investimento, Goldman Sachs Bank Europe SE, HSBC, JP Morgan, Mediobanca, MUFG, Natixis, NatWest e Santander atuaram como Joint Lead Managers da operação de emissão de dívida subordinada híbrida verde a 30 anos.
“O objetivo da emissão das Notes é a substituição dos instrumentos de dívida green subordinada fixed to reset rate em circulação, no montante de 750 milhões, que
têm opção de reembolso antecipado ao par a partir de maio de 2026″, explica a EDP.
A empresa já tinha contratado uma “cobertura de risco da Mid Swap a 7 anos para montantes a refinanciar em 2025, com um custo de 2,3%”. Considerando esta cobertura, “a yield implícita das Notes é de 4,56%, aproximadamente”, detalha.
As Notes serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida “Programme for the Issuance of Debt Instruments” da EDP, da EDP Finance B.V. e da EDP Servicios Financieros España, S.A.U., e será solicitada a admissão à negociação na Euronext Dublin.
As receitas líquidas desta emissão serão utilizadas para financiar ou refinanciar o portefólio de projetos “Green” elegíveis, tal como definido no “Green Finance
Framework” da EDP, disponível no website da Sociedade. Os projetos são totalmente alinhados com a Taxonomia Europeia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com