Richard Strauss, compositor romântico alemão, seguiu sempre um estilo muito pessoal, caraterizado pela orquestração arrojada, tanto nos poemas sinfónicos como nas óperas que compôs. “Salomé” não é exceção.
Partindo da peça em que Oscar Wilde conta a sua versão da história bíblica de Salomé, Richard Strauss compôs uma extraordinária ópera dramática que se estreou a 9 de dezembro de 1905 na Königliches Opernhaus de Dresden, e que Maheler descreveu como sendo “uma das obras mais importantes da nossa época”.
A sensual e obstinada princesa Salomé apaixona-se pelo profeta Jokanaan (São João Baptista), que rejeita todos os seus avanços. Sentindo-se profundamente insultada, Salomé acede em dançar para o seu padrasto Herodes em troca da cabeça do profeta numa bandeja.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com