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AllianzGI vai apoiar três resoluções na próxima assembleia de acionistas da Alphabet

A gestora de ativos reconhece que os anúncios personalizados (resultado das políticas de publicidade dirigida) constituem uma parte fundamental do negócio da Alphabet, já que representam quase 75% das suas receitas. A AllianzGI reconhece o papel fundamental que a inteligência artificial (IA) desempenha no crescimento deste negócio.
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2 Junho 2025, 23h42

A Allianz Global Investors (AllianzGI), uma das principais gestoras de investimentos ativos do mundo, acaba de anunciar a sua intenção de apoiar três propostas de acionistas na próxima Assembleia Geral Anual (AGM) da Alphabet, que decorre esta sexta-feira, 6 de junho de 2025.

Os votos referem-se às propostas nº 12, sobre a ‘Avaliação do impacto sobre os direitos humanos das políticas de anúncios direcionados impulsionadas pela IA’, nº 13, sobre um ‘Relatório sobre o alinhamento das atividades de lobbying com as políticas de proteção Infantil’, e nº 14, centrada num ‘Relatório sobre a segurança infantil na internet’.

A gestora de ativos reconhece que os anúncios personalizados (resultado das políticas de publicidade dirigida) constituem uma parte fundamental do negócio da Alphabet, já que representam quase 75% das suas receitas. A AllianzGI reconhece o papel fundamental que a inteligência artificial (IA) desempenha no crescimento deste negócio.

Enquanto acionista, a gestora de ativos diz que “está entusiasmada com as novas oportunidades e compreende que a Alphabet conta com políticas para fazer face aos riscos associados. Contudo, a AllianzGI acredita que uma avaliação independente do impacto nos direitos humanos, encomendada pelo Conselho de Administração a terceiros, seria benéfica para validar as políticas atuais relacionadas com a IA e reforçar a transparência para os acionistas”.

A AllianzGI vai votar a favor da proposta nº 12, que solicita ao Conselho de Administração da Alphabet Inc. a “publicação de uma ‘Avaliação de impacto sobre direitos humanos, realizada por terceiros’, para analisar o impacto real e potencial sobre as políticas e práticas de publicidade impulsionada pela AI. Esta avaliação deverá realizar-se a um custo razoável, omitindo informação privada proprietária, confidencial ou sujeita a litígios, e deverá ser publicada no site da Alphabet até 1 de junho de 2026.”

Da mesma forma, Allianz Global Investors pretende ainda apoiar as propostas nº 13 e nº 14.

Matt Christensen, Diretor Global de Investimento Sustentável e de Impacto da AllianzGI, explica que “a nossa decisão de votar a favor destas três propostas reflete a elevada importância que atribuímos às questões sociais que podem ter um impacto significativo no desempenho e na sustentabilidade da empresa”.

“Com o nosso apoio, queremos destacar a crescente importância da IA e, especialmente, o impacto que esta tem numa série de questões sociais. Esperamos que as empresas em que investimos abordem esta questão de forma proativa e, quando apropriado, manteremos um diálogo com elas, para melhor compreender a sua abordagem”, acrescenta.

No início do ano, a AllianzGI publicou a sua análise anual sobre o exercício de voto nas assembleias gerais de acionistas em 2024, com base na sua participação em 8.879 reuniões (2023 foram 9.137) e na avaliação de cerca de 90.000 propostas de acionistas e da gestão.

A AllianzGI votou contra, absteve-se ou recusou-se a votar em pelo menos um ponto da ordem de trabalhos em 72% das reuniões realizadas a nível global (2023: 71%). A firma opôs-se a 19% das propostas relacionadas com o capital, 22% das eleições de administradores e 41% das propostas de remuneração, o que reflete os seus elevados padrões de governança corporativa.

 

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