Profundo conhecedor do panorama empresarial e dos mercados portugueses, o NextLap Tech Hub, agora na sua terceira edição, já deu provas da importância do seu papel enquanto impulsionador de inovação, mudança e desenvolvimento de produtos que têm tudo para conquistar o mercado. Um dos resultados mais recentes da sua atuação é o tapete de urinol produzido pela DreamPlas. O produto é amplamente distribuído em Portugal, mas, devido à participação no NextLap, ganhou um carácter altamente inovador.
Cyril dos Santos, responsável pelo departamento de Engenharia e Investigação desta empresa portuguesa jovem, inovadora e especialista em injeção de plásticos – que já havia ganho um prémio da Valorpneu – foi contactado por esta organização no sentido de se descobrir uma nova utilização para a borracha proveniente de pneus usados, ou ELT (End of Life Tyres). Foi o ponto de partida para o novo desafio.
De uma ideia a outra
A primeira ideia foi criar um ambientador para carros. O projeto tinha a marca da economia circular, já que o pneu vinha do carro e voltava para este sob uma nova forma, mas a DreamPlas optou por lhe dar um outro começo. “Decidimos experimentar num dos nossos produtos próprios, que é o tapete de urinol. Passámos alguns meses a testar formulações e conseguimos criar um material que incorpora 60% de pneu triturado”, conta Cyril dos Santos. O tapete entrou em produção e foi melhorado com os mesmos aromas usados nos tapetes originais. Misturado com o odor próprio da borracha, “melhorou(-os) ainda mais. Toda a casa de banho fica agora como quando entramos num carro e cheira a novo”.
Ao procurar saber se havia ideias novas, a Valorpneu lançou o novo desafio
O novo tapete de urinol da DreamPlas incorpora 60% de borracha de pneus usados
Um dos objetivos da comunicação é fazer saber que este é um produto de economia circular
Testes in loco
A fase atual deste tapete de urinol, que é mais uma resposta para a reciclagem de pneus usados, é a de testes in loco, ou seja, com a colaboração da Infraestruturas de Portugal (IP), os tapetes estão a ser testados nas casas de banho do seu edifício principal, onde trabalham cerca de 900 pessoas e uma percentagem significativa de utilizadores de urinol. “Temos uma ficha onde quem substitui ou limpa o tapete anota o seu estado, a intensidade do aroma, etc. Assim sabemos como o produto se comporta e poderemos validá-lo”, explica Cyril dos Santos.
Preparação para o mercado
Ao mesmo tempo, a DreamPlas prepara-se para colocar o produto no mercado. “Temos clientes desejosos de passar a adquirir este tapete, mas não queremos vendê-lo sem que as pessoas percebam o que ali está”, diz Cyril. A operação de marketing está a ser montada, a imagem está a ser preparada e um dos cuidados da comunicação é garantir que o público fica a saber que este é um produto de economia circular e que ajuda a resolver o problema causado por mais de 3,5 milhões de toneladas de pneus que, anualmente, entram em fim de vida só na Europa.
Um futuro bem traçado
Com capacidade para criar internamente um produto desde o seu desenvolvimento até à industrialização e marketing, a DreamPlas sente agora a necessidade de um parceiro que lhe possibilite a entrada numa cadeia de distribuição em toda a Península Ibérica. “Distribuir em Portugal já seria bom, por exemplo, em todas as estações de serviço”, diz Cyril. E acredita que, no âmbito do NextLap Tech Hub, esta ambição poderá tornar-se realidade. O passo seguinte é, para Cyril, muito claro: “Queremos extrapolar este material para outros produtos”.
A DreamPlas pretende, portanto, criar mais linhas de produção e o ambientador para carros, que esteve na origem de toda esta inovação, poderá ser a próxima conquista. Porque, se o que já era bom – como o tapete de urinol que a empresa já produzia – ficou melhor, por que não incorporar a mesma formulação com 60% de borracha de pneus usados noutros artigos que o mercado possa absorver?
Este conteúdo patrocinado foi produzido em parceria com a ValorPneu.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com