Os profissionais de recursos humanos (RH) apontam para que nos próximos 12 meses as empresas reforcem as suas equipas, segundo revelou o estudo realizado pela Galileu, empresa do ramo de formação do grupo Rumos- Knowledge Sharing.
De acordo com os resultados as pequenas e médias empresas são as que responderam mais positivamente sobre um reforço das equipas, enquanto as expectativas das grandes empresas para novas contratações é mais baixa.
A principal forma de preenchimento de vagas é o recrutamento, contudo os RH revelam que a principal dificuldade em encontrar pessoal é a falta de candidatos com as qualificações procuradas. Estes profissionais sublinham que esta particularidade é visível em áreas técnicas e tecnológicas, onde a transformação digital avança.
A pressão salarial é outro dos obstáculos relevantes, apontado por 52% dos inquiridos.
Os dados obtidos sublinham a urgência de “investir em estratégias de employer branding, formação interna (upskilling/reskilling) e políticas salariais e de benefícios competitivos, para que as organizações consigam responder à escassez de talento de forma sustentada”.
Já são algumas as empresas que iniciaram as suas estratégias de upskilling, contudo ainda há muitos casos em que estas estratégias não estão completamente estruturadas ou implementadas.
A aposta nesta estratégia é explicada pela necessidade de colmatar lacunas de competências no recrutamento externo. Enquanto esta aposta tem vindo a aumentar, nas estratégias de reskilling os números baixam, estando apenas presente em 48% das organizações e apenas 15% as integrou de forma estruturada.
Segundo os dados, é esperado que este ano a gestão intermédia e as equipas operacionais sejam o foco do investimento em formação e desenvolvimento de competências.
Entre as competências mais valorizadas pelos RH destacam-se a liderança e gestão de equipas, a inteligência emocional e a comunicação e o trabalho de equipa e colaboração.
Pedro Tavares, head of marketing da Galileu, afirma que “o barómetro RH 2025 revela um setor em transformação, onde os Recursos Humanos são cada vez mais chamados a desempenhar um papel estratégico. A aposta clara no desenvolvimento de competências reflete uma preocupação crescente com a preparação das equipas para um futuro exigente e dinâmico”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com