A Alcapredial – Investimentos e Imobiliário, ramo imobiliário do Grupo Mosqueteiros em Portugal, concluiu o seu processo de conversão em Sociedade de Investimento Coletivo (SIC). Em simultâneo, a Lynx Asset Managers, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, assumiu a gestão exclusiva da SIC, após validação oficial da sua designação pela Autoridade da Concorrência portuguesa.
No âmbito desta operação o fundo europeu LeadCrest passou a integrar o capital da empresa, com 49%.
Com esta mudança, a empresa de investimentos imobiliários detida o reforça a sua governação institucional e aposta numa gestão mais profissional dos seus ativos imobiliários, ao serviço do desenvolvimento das insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady no mercado português.
No âmbito desta operação estruturante, a LeadCrest Capital Partners – o primeiro fundo europeu exclusivamente dedicado a operações de sale-leaseback e build-to-suit – integrou o capital da Alcapredial através da aquisição de uma participação de 49%, o que fixou a valorização total da operação em cerca de 500 milhões de euros, em dezembro de 2024.
“Esta aliança estratégica comprova a capacidade da LeadCrest para estruturar transações complexas de grande dimensão e para apoiar os líderes da distribuição europeia nos seus objetivos de desenvolvimento a longo prazo”, refere o comunicado.
O portefólio atual da Alcapredial integra mais de 260 ativos comerciais, entre os quais se incluem supermercados, lojas de bricolage e centros auto, distribuídos por 18 distritos portugueses. Estes ativos representam mais de dois terços da presença imobiliária do Grupo Mosqueteiros em Portugal.
Esta operação representa um novo marco na trajetória de crescimento do Grupo Mosqueteiros em Portugal, ao assegurar a solidez e a sustentabilidade da sua estrutura imobiliária, fundamental para a estabilidade e expansão das suas insígnias.
Pedro Subtil, Presidente do Conselho de Administração da ITMP Portugal, e Romain Bedu, Presidente do Conselho de Administração da Immo Mousquetaires, destacam a Lynx pela sua experiência financeira no mercado português. “O compromisso assumido com o Grupo são fundamentais para a expansão da nossa rede em Portugal. A Lynx revela-se um parceiro estratégico, totalmente alinhado com os nossos valores e com as nossas ambições”.
Da parte da Lynx, António Aranha, membro do Conselho de Administração, sublinhou: “É com grande orgulho que estabelecemos esta parceria com o Grupo Mosqueteiros e a LeadCrest. Neste projeto conjunto, colocamos todo o nosso empenho, conhecimento, dedicação e experiência, que refletem os valores fundamentais da nossa empresa”.
Diego Vidal Ponte, CFA, Head of Investments Southern Europe da LeadCrest Capital Partners, comentou que “a conversão do portefólio da Alcapredial em Sociedade de Investimento Coletivo (SIC), assim como a nomeação da LYNX Asset Managers como futura parceira na gestão dos ativos, representa um marco importante”.
“Este avanço confirma o sucesso de um processo conduzido com rigor e traduz uma colaboração eficaz e construtiva entre as duas entidades. É com entusiasmo que damos continuidade a esta dinâmica na próxima fase do nosso percurso conjunto (da nossa parceria)”, acrescenta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com