[weglot_switcher]

Novo programa do Mastercard Start Path apoia startups pioneiras em tecnologias de cibersegurança

Desde a sua criação, em 2014, o Mastercard Start Path acolheu mais de 475 startups em mais de 60 países e muitas delas estão a entrar nos mercados públicos, a atingir o estatuto de unicórnio e a explorar compromissos comerciais alargados com a Mastercard e os seus clientes.
Andrew Harrer/Bloomberg
2 Julho 2025, 20h45

O Mastercard Start Path anunciou um novo programa de Soluções de Segurança “dedicado a apoiar startups de elevado potencial que são pioneiras em tecnologias de cibersegurança, mitigação de fraudes, identidade digital e resiliência de pagamentos. OneID, Scamnetic, Spec, VanishID e Shield-IoT são as primeiras startups a participar, depois de um processo competitivo de candidatura e verificação global”.

O novo programa do Mastercard Start Path aposta em soluções de cibersegurança para consumidores, empresas e governos.

A preocupação da Mastercard é proteger o ecossistema digital e mitigar a ameaça crescente da cibercriminalidade.

O cibercrime deverá causar um impacto global impressionante de 15,6 biliões de dólares até 2029, de acordo com o recente relatório Signals Security Solutions, um valor que, medido em termos de PIB, só é superado pelas economias dos EUA e da China.

Nesse sentido, o programa de Soluções de Segurança do Start Path apoia o compromisso da Mastercard de proteger a economia digital.

Desde 2018, a Mastercard investiu mais de 10,7 mil milhões de dólares em inovação em segurança cibernética, com um portefólio que inclui serviços de valor agregado, aquisições e parcerias estratégicas e tecnologias de prevenção de fraudes.

“Este novo programa é a mais recente extensão do Start Path, o premiado braço global de envolvimento de startups da Mastercard, que oferece apoio a este tipo de empresas para escalar soluções inovadoras em áreas especializadas, como blockchain, ativos digitais, fintechs emergentes, finanças abertas, pequenas empresas, aceitação e muito mais”, refere a empresa.

Desde a sua criação, em 2014, o Mastercard Start Path acolheu mais de 475 startups em mais de 60 países e muitas delas estão a entrar nos mercados públicos, a atingir o estatuto de unicórnio e a explorar compromissos comerciais alargados com a Mastercard e os seus clientes.

“Desde a deteção de ameaças com base em Inteligência Artificial à segurança da IoT e às soluções de identidade, estas start-ups estão a enfrentar alguns dos desafios mais urgentes que consumidores, empresas e governos enfrentam atualmente”, lê-se no comunicado.

A Mastercard explica que o OneID é uma tecnologia de garantia de identidade digital que utiliza métodos de verificação baseados em bancos para fornecer uma forma sem documentos de verificar as credenciais dos clientes de forma segura.

Por sua vez, a Scamnetic fornece uma tecnologia patenteada de deteção de fraudes por Inteligência Artificial que se integra em plataformas empresariais para ajudar os consumidores a detetar vídeos e áudios falsos.

Já a Spec monitoriza de forma invisível todo o percurso do cliente durante uma transação digital para ajudar as marcas a detetar e impedir fraudes, bots e abusos em tempo real e à escala global.

O VanishID ajuda as equipas de segurança das empresas a proteger os seus funcionários, encontrando e removendo dados pessoais expostos publicamente acessíveis online.

Por fim a Shield-IoT protege as redes IoT em grande escala, proporcionando aos comerciantes visibilidade, gestão de ameaças e conformidade para os seus dispositivos de pagamento baseados em telemóveis.

À medida que surgem novas ameaças e o custo do cibercrime continua a aumentar, a Mastercard tem vindo a reforçar o seu compromisso com a cibersegurança através de aquisições estratégicas, ferramentas de ponta e parcerias com empresas inovadoras. “O programa Start Path foi expandido para ajudar startups ágeis a acelerar a forma como identificam e respondem a desafios de segurança emergentes”, refere a multinacional de pagamentos.

“Entre os passos mais recentes, destaca-se a aquisição da Recorded Future, a maior empresa de inteligência de ameaças do mundo”, acrescenta.

“A Mastercard continua a trabalhar para estabelecer um novo padrão de confiança no ecossistema de pagamentos, democratizando o acesso à cibersegurança e criando novas oportunidades para as empresas. O seu portefólio de serviços foca-se na avaliação da exposição ao risco, recorrendo a Inteligência Artificial e outras inovações tecnológicas para proteger o ambiente digital, ao mesmo tempo que reforça a proteção em diferentes redes e geografias através de colaborações com entidades como a Global Anti-Scam Alliance”, lê-se no comunicado.

“A confiança nasce da segurança. Num mundo cada vez mais digital e exposto a constantes ameaças, garantir essa segurança é essencial para que o comércio online prospere. É por isso que apostamos em colaborações com startups que já estão na linha da frente da inovação, acelerando a criação conjunta de soluções e a partilha de conhecimento. Tudo para construir um futuro digital mais resiliente e inteligente”, sublinha Nuno Loureiro, Country Manager da Mastercard em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.