[weglot_switcher]

CIM Alto Minho e CCDR-NORTE reforçam diálogo para desenvolvimento regional

Durante o encontro foi feito um ponto de situação sobre os financiamentos disponíveis através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do programa NORTE 2030.
3 Julho 2025, 19h07

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) recebeu, no início da semana, uma comitiva da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Esta visita faz parte de um ciclo de encontros de trabalho que a CCDR-NORTE está a promover junto das entidades intermunicipais da Região Norte.

A reunião reuniu os responsáveis máximos de ambas as instituições, autarcas do Alto Minho e membros da CCDR-NORTE e do programa NORTE 2030.

O principal objetivo foi reforçar o diálogo institucional e promover uma abordagem estratégica concertada sobre temas prioritários para o desenvolvimento regional, com foco nos desafios e potencialidades do Alto Minho.

Durante o encontro, foram discutidos vários tópicos relevantes, incluindo o funcionamento e competências da CCDR-NORTE, o Programa Regional de Ordenamento do Território do Norte (PROT-NORTE), os Planos Diretores Municipais e as políticas agrícola e cultural da Região Norte.

Também foi feito um ponto de situação sobre os financiamentos disponíveis através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do programa NORTE 2030.

No final da reunião, foi salientada a importância da articulação entre os diferentes níveis de governação – local, intermunicipal e regional – para garantir uma gestão integrada e eficaz dos instrumentos de planeamento e financiamento.

O presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar em conjunto, com uma visão estratégica que responda aos desafios e oportunidades do Alto Minho e da Região Norte.

 

 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.