[weglot_switcher]

Cushman & Wakefield assegura colocação do maior self-storage do Norte

A OrangeSpace vai instalar-se no Porto Business Plaza, numa estrutura que terá cerca de 6.300 m² e 800 arrecadações. C&W representou o proprietário, o Grupo Capitólio, na operação.
3 Julho 2025, 17h13

O Terminal do Porto Business Plaza, anteriormente conhecido como terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto, será transformado no maior espaço de self-storage do Norte do país.

Com uma área inicial de 4.500 m², o local está a ser remodelado para expandir para 6.300 m². A exploração do espaço ficará a cargo da OrangeSpace, que assinou um contrato de arrendamento de 25 anos.

A Cushman & Wakefield (C&W) representou o Grupo Capitólio, proprietário do Porto Business Plaza, nesta operação.

O conceito de self-storage, que se originou nos Estados Unidos, tem ganho popularidade global ao oferecer uma solução prática para quem necessita de espaço adicional.

A OrangeSpace, uma das principais empresas do setor, já possui unidades em cidades como Gaia e Lisboa, e a nova instalação no Porto será a segunda maior da empresa. A OrangeSpace destaca-se pela flexibilidade dos seus serviços, evitando contratos de longa duração, cauções ou períodos mínimos de permanência, diferenciando-se assim da maioria da oferta no mercado de arrendamento.

As novas instalações serão distribuídas por dois pisos e contarão com aproximadamente 800 arrecadações, com áreas variando entre 1 m² e 40 m², e preços que oscilarão entre 30 euros e 600 euros. Além da área dedicada ao self-storage, parte da antiga estrutura será adaptada para abrigar os escritórios do Grupo Capitólio.

João Paulo Silva, consultor do departamento de Industrial, Logistics & Land, esclareceu que “a reconversão do antigo terminal rodoviário do Campo 24 de Agosto para a instalação da OrangeSpace, no Porto Business Plaza, é uma operação estratégica que impacta positivamente a zona e promove a oferta de serviços no centro do Porto”.

“Este projeto evidencia o forte crescimento do mercado de self-storage em Portugal, motivado pela densificação urbana e pela escassez de espaços para arrumos. A crescente maturidade deste setor reforça o seu papel como uma alternativa viável e sustentável na gestão do espaço urbano. Estamos gratos por participar neste projeto”, acrescentou João Paulo Silva.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.