O Citigroup reportou esta quinta-feira lucros de quatro mil milhões de dólares no segundo trimestre, batendo os 3,2 mil milhões de dólares referentes ao ano anterior. As receitas subiram 8% no segundo trimestre, para os 21,7 mil milhões de dólares.
As receitas aumentaram 8% face ao ano anterior influenciado pelo crescimento “nos cinco negócios interconectados da empresa” e foram parcialmente compensados pelo declínio nas outras áreas, salientou a instituição bancária.
Os ganhos por ação atingiram os 1,96 dólares por ação, uma subida face aos 1,52 dólares do período homólogo, “refletindo lucros maiores e menos ações em circulação”, salienta o Citigroup.
A CEO do Citigroup, Jane Fraser, considerou que a empresa “reportou outro bom trimestre” e que “continua a demonstrar que os “fortes resultados” são “sustentáveis” em diferentes ambientes.
“Estamos a melhorar a performance de cada um dos nossos negócios de forma a tirarmos quota de mercado e atingir retornos maiores. Com uma subida de 8% nas receitas os Serviços continuam a mostrar o motivo deste negócio de alto retorno ser a nossa joia da coroa. A área de Mercados teve a sua melhor performance, no segundo trimestre, desde 2020 com um trimestre recorde na área de Equities. As receitas do setor da Banca aumentaram 18% e continuamos a estar no centro de algumas das transações mais significativas nesta área. No setor de Riqueza (wealth em inglês) as receitas aumentaram 20% com um crescimento sólido nas três áreas de negócio. Nos Estados Unidos a Banca Pessoal teve uma bom crescimento ao nível dos Cartões enquanto que a Banca de Retalho beneficiou de depósito com maiores spreads“, acrescentou Jane Fraser.
“Devolvemos três mil milhões de dólares capital durante o segundo trimestre, incluindo dois mil milhões de dólares em recompras de ações como parte do nosso plano de recompra de 20 mil milhões de dólares. Estou particularmente satisfeita que o momentum que estamos a ter no Citigroup inclua a Transformação, à medida que simplificamos processos, impulsionamos a automação e implementamos inteligência artificial”, sublinhou a CEO do Citigroup.
Para o próximo ano, salientou Jane Fraser, o objetivo ao nível do Retorno sobre o Capital Comum Tangível (ROTCE na sigla em inglês) deve situar-se entre os 10%-11%. “É uma referência, não um destino”, disse a CEO do Citigroup.
“As ações que temos tomado colocam o Citigroup na rota do sucesso no longo prazo, devem impulsionar os retornos acima desse nível, e devem continuar a criar valor para os acionistas”, concluiu Jane Fraser.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com