A Globalvia pretende ganhar terreno em Portugal com a compra das duas autoestradas à CVC DIF, a A28 (Norte Litoral, entre Vila Nova de Gaia e Vilar de Mouros, junto à fronteira com Espanha) e a A22 (Via do Infante, que atravessa o Algarve de uma ponta à outra), avança o El Economista esta quinta-feira
O fundo de infraestruturas holandês DIF, que foi adquirido pela CVC em 2023, comprou as duas autoestradas portuguesas, pelas quais pagou à Ferrovial mais de 330 milhões de euros entre 2016 e 2020.
As autoestradas, localizadas no Porto e no Algarve, têm períodos de concessão até 2031 e 2030.
Estão em causa 47 quilómetros de extensão na A28 – Norte Litoral e 130 quilómetros na A22 – Via do Infante.
A CVC DIF está a contar com o Banco Santander como assessor financeiro para vender as duas autoestradas com portagem e já recebeu as propostas não vinculativas.
Com a aquisição destes dois projetos, a Globalvia pretende expandir o seu portefólio em Portugal, onde gere atualmente duas autoestradas.
A empresa espanhola que tem Gonçalo Reis como presidente da Globalvia Portugal detém 96% da autoestrada A4 Transmontana, com portagem mista, entre Vila Real e Bragança, com uma extensão de 194 quilómetros e um período de concessão até 2038; e 100% da A-23 Beira Interior, uma autoestrada com portagem paralela entre Abrantes e a Guarda, com uma extensão de 198 quilómetros e com data de expiração da concessão em 2029.
A Globalvia é um dos grandes players do setor das infraestrutras e mobilidade, com escala global e operações na Europa, Estados Unidos e América Latina, e gere concessões rodoviárias e ferroviárias, estando também presente no setor da mobilidade urbana.
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