[weglot_switcher]

Lucros industriais na China aumentam 78 mil milhões de euros no mês de março

Este valor representa uma subida de 14% em relação ao ano passado, e uma recuperação também de 14% face aos dois primeiros meses de 2019.
Alfred Cheng Jin/Reuters
27 Abril 2019, 11h45

Os lucros das empresas industriais da China cresceram em 78 mil milhões de euros no mês de março, recuperando-se de quatro meses de um retrocesso e aumentando o otimismo de que a segunda maior economia do mundo mostra indícios de estabilização, conta a “Reuters”.

Este valor representa uma subida de 14% em relação ao ano passado, e uma recuperação também de 14% face aos dois primeiros meses de 2019, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) este sábado. Este registo marca o maior aumento mensal desde julho de 2018.

O crescimento em março veio principalmente de uma aceleração na produção e vendas, bem como de uma recuperação dos lucros nos principais setores industriais, afirmou Zhu Hong, do departamento de estatísticas, em comunicado que acompanha os dados.

A recuperação dos lucros industriais diminuiu as preocupações com a desaceleração da economia chinesa, que vem arrefecendo desde o ano passado, prejudicada pela disputa comercial com os Estados Unidos, bem como uma campanha para conter os riscos da dívida que levou à crise e a maiores custos de financiamento para as empresas.

O governo aumentou as medidas de estímulo este ano, anunciando biliões de dólares em cortes adicionais de impostos e gastos com infraestruturas. O crescimento da produção industrial da China aumentou no ritmo mais rápido desde julho de 2014, em março, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,4%, superando as expetativas.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.