A série documental em cinco episódios realizada por Rebecca Miller lança um olhar detalhado sobre a vida e a carreira de Martin Scorsese. O cineasta norte-americano de origem italiana, nasceu a 17 de novembro de 1942, em Queens, Nova Iorque. Foi uma criança frágil e asmática, o que o impediu de participar em atividades ditas normais para um jovem da sua idade. Acabou por descobrir no cinema um refúgio e a sua formação católica contribuiu para agudizar a sua sensibilidade face ao mundo, como é evidente nos seus filmes, que representam a violência e o vazio de algumas formas de cultura, nomeadamente da americana.
Concluiu a licenciatura, em 1964, na Universidade de Nova Iorque, acabaria por realizar a sua primeira longa-metragem em 1968, Who’s That Knocking at My Door?, drama protagonizado por Harvey Keitel. A sua obra tem sido alvo de controvérsia. A começar por Taxi Driver (1976), filme em que alguns criticaram a violência gráfica da história da solidão, culpa e redenção de um taxista em Nova Iorque. O excerto revelado pela Apple TV+ destaca os desafios enfrentados para preservar a versão final de Taxi Driver, que se tornou um dos filmes mais célebres de Scorsese. E conta com testemunhos do próprio realizador e de amigos próximos, como Steven Spielberg.
Mr. Scorsese aborda as experiências pessoais que moldaram a visão artística de realizador, desde os primeiros trabalhos, ainda como estudante da Universidade de Nova Iorque, até às suas criações mais recentes. Sem esquecer os temas ‘core’ na cinematografia do cineasta: a dualidade entre o bem e o mal, a procura de identidade, a violência e a religião.
“Mr. Scorsese examina como as vivências ricas e diversificadas de Scorsese moldaram a sua visão artística, com cada filme que realizou a surpreender o mundo pela originalidade. Desde as suas primeiras experiências (filmes na Universidade de Nova Iorque) até à atualidade, este documentário explora os temas que sempre fascinaram Scorsese, incluindo o lugar do bem e do mal na essência fundamental da humanidade”, realça a Apple TV+ em comunicado. “Este projeto é o sonho de qualquer cineasta. Tive o privilégio de aceder a nomes lendários da indústria, do próprio Marty aos colaboradores e amigos próximos”, refere Rebecca Miller, sublinhando a confiança depositada por Scorsese na realização da série documental, que teve acesso ao arquivo pessoal do cineasta.
Mr. Scorsese conta com longas conversas com o cineasta e entrevistas inéditas com amigos, familiares e colaboradores próximos, como a montadora Thelma Schoonmaker ou o diretor de fotografia Rodrigo Prieto, mas também atores como Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Jodie Foster, Daniel Day-Lewis ou Cate Blanchett, familiares e amigos de infância, num retrato multifacetado de um cineasta que deixou (e continua a deixar) a sua marca na história da 7ª arte. E que é um nome incontornável do cinema americano desde os anos 70.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com