[weglot_switcher]

Mota-Engil no Ranking das 250 maiores Construtoras do Mundo da Engineering News-Record

Na listagem “Top 250 International Contractors”, que classifica as empresas pelo seu Volume de Negócios Global e nível de Internacionalização, a Mota-Engil teve a sua melhor classificação de sempre entre as maiores do mundo.
Mota-Engil
26 Agosto 2025, 15h12

A Engineering News-Record (ENR), publicação internacional especializada no setor da construção, publicou o Ranking das 250 maiores Construtoras do Mundo na sua edição anual, que é uma referência para toda a Indústria das Infraestruturas, e a portuguesa Mota-Engil está na lista.

Na listagem “Top 250 International Contractors”, que classifica as empresas pelo seu Volume de Negócios Global e nível de Internacionalização, a Mota-Engil teve a sua melhor classificação de sempre entre as maiores do mundo.

Além de integrar as 100 maiores construtoras mundiais (76.ª posição), a empresa atingiu a 24.ª posição entre as construtoras mais internacionalizadas a nível mundial (subindo 11 lugares em dois anos), um feito alcançado pelo crescimento significativo obtido em África e na América Latina, numa classificação que utiliza o critério de anulação do Volume de Negócios obtido no mercado doméstico.

A Mota-Engil, líder em Portugal e referência europeia no setor, renova assim a sua presença, assegurando nesta edição a sua melhor classificação de sempre entre as maiores do mundo.

“Avaliada a presença regional de cada empresa, merece destaque a renovação da posição alcançada o ano passado na América Latina enquanto 2.ª maior construtora na região, bem como a melhor posição de sempre em África, ficando na 6.ª posição (e maior construtora não chinesa, assumindo-se assim, e pela primeira vez, como líder europeia no continente africano), ficando no continente europeu na 11.ª posição (14.ª em 2024)”, destaca o comunicado da construtora fundada em 1946.

O Grupo Mota-Engil é hoje uma multinacional com atividade centrada na construção e gestão de infraestruturas, segmentada pelas áreas de Engenharia e Construção, Ambiente e Serviços, Concessões de Transportes, Energia e Serviços Industriais de Engenharia.

Com uma estrutura acionista que conta com a fundadora Família Mota (através da FM – Sociedade de Controlo) como maior acionista, detendo 40,2% do capital, e com a China Communications Construction Corporation (CCCC) com 32,4% como acionista de referência, o Grupo ambiciona tornar-se cada vez mais internacional, inovador e competitivo à escala global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.