Terça-feira foi positiva para os principais mercados, nomeadamente a praça lisboeta, que fechou o dia com uma subida de 1,20%.
O índice foi impulsionado pela EDP Renováveis, que disparou mais de 4%, depois da justiça norte-americana ter permitido o seguimento da construção do parque eólico offshore em Rhode Island. Seguiu-se o BCP, que subiu 2,01% para 0,7394 euros.
Já a estreante em bolsa, que na segunda-feira acabou por perder mais de 8%, fechou terça-feira a ganhar mais de 3%.
O dia foi marcado pela divulgação de alguns indicadores económicos, nomeadamente a revisão do INE do crescimento do PIB português em 2024, que em vez de ter crescido 1,9%, cresceu 2,1%.
Ainda na Europa, a atividade económica em França registou uma contração em setembro, tendo atingido a taxa mais acentuada desde abril. Em contraciclo, a atividade empresarial da Alemanha cresceu ao seu nível mais rápido em 16 meses.
Já a atividade na Zona Euro ganhou ritmo de expansão em setembro, “puxada pela aceleração surpreendente nos serviços, contrastando com uma perda de momentum de crescimento nos EUA”, refere o analista de mercados do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro.
Do outro lado do Atlântico, os índices estiveram mistos, mas com o Dow Jones e o S&P500 a atingirem novos recordes.
Esta quarta-feira inicia-se o Fórum Económico Portugal/Japão dedicado à economia azul, e em Portugal vai acontecer o primeiro debate quinzenal na Assembleia da República com a presença do primeiro-ministro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com