O sentimento entre as empresas na Alemanha deteriorou-se. O Índice do Ambiente Empresarial do Ifo desceu para 87,7 pontos em setembro, face aos 88,9 pontos em agosto.
As empresas estavam menos satisfeitas com os negócios atuais, enquanto as suas expectativas se tornaram visivelmente nebulosas. As perspectivas de recuperação económica sofreram um revés.
Na indústria, o índice desceu. As empresas avaliaram a sua situação atual como ligeiramente pior, e as expectativas tornaram-se mais cautelosas. Os novos pedidos sofreram outra quebra. Qualquer vislumbre de esperança que tinha surgido entre os fabricantes de bens de equipamento no mês anterior desapareceu, revela o instituto alemão.
No setor dos serviços, o clima de negócios deteriorou-se visivelmente. As expectativas tornaram-se significativamente mais pessimistas, e o indicador caiu para o nível mais baixo desde Fevereiro. As empresas também baixaram as suas avaliações da situação atual. O sentimento deteriorou-se, particularmente no setor dos transportes e da logística.
No comércio, o clima de negócios agravou-se, impulsionado por expectativas mais pessimistas. No entanto, as empresas avaliaram a situação atual de forma um pouco mais positiva. O índice de clima empresarial subiu no retalho, mas caiu no comércio grossista.
Na construção civil, o índice voltou a subir após o recuo do mês passado. As empresas estavam ligeiramente mais satisfeitas com os negócios atuais. As expectativas para os próximos meses continuaram a melhorar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com