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Real Madrid renova com a Adidas. São mais de mil milhões de euros até 2028

O clube espanhol irá receber uma verba anual de 110 milhões de euros, aos quais podem ser adicionados 40 milhões de euros dependendo das campanhas de merchandising. Este novo vínculo permite ao emblema espanhol ultrapassar Manchester United e Barcelona.
13 Maio 2019, 15h01

O Real Madrid assinou com a Adidas o maior contrato da história do ranking de patrocínios de equipas de futebol. O acordo será válido até junho de 2028, com um valor anual de 110 milhões de euros já a partir da próxima época, num total de 1.100 milhões de euros, segundo revela o jornal “Expansión” esta segunda-feira.

A esta verba que mais do que duplica os 52 milhões de euros do atual acordo (42 milhões fixos mais 10 milhões em variáveis, que foi assinado em 2012 e que era válido até 2020) podem ser adicionados mais 40 milhões de euros em variáveis ​​de cada campanha, dependendo do merchandising.

Com estes valores, a camisola do Real Madrid torna-se a mais cara do mundo, dado que o clube fatura pelo patrocínio da mesma um total de 220 milhões de euros. Estes são os números da nova aliança com a Adidas, aos quais se devem juntar o acordo com a Fly Emirates (renovado em setembro do ano passado até 2022) por 70 milhões anuais. Além disso, os merengues destronam o rival FC Barcelona que liderava até então este ranking de receitas de patrocínio, seguido pelos ingleses do Manchester United.

No caso do FC Barcelona o contrato com a Nike renovado esta temporada indica um acordo de 1.050 milhões de euros. O outro grande apoio da equipa catalã é a japonesa Rakuten, que desde a temporada passada e até 2021 desembolsa 55 milhões de euros anuais (mais variáveis) para que o seu logotipo apareça nas camisolas.

Já o Manchester United e a Adidas estabeleceram um acordo na temporada 2015-2016, quando a marca alemã substituiu a Nike com um contrato de 940 milhões euros a ser distribuído por 10 anos, com 94 milhões de euros anuais. O clube inglês recebe ainda 62 milhões de euros da marca automóvel Chevrolet, que surge nas camisolas.

Falar da Adidas é sinónimo também de Bayern de Munique. A ligação entre as duas entidades alemãs é válida pelo menos até 2030, no contrato assinado pelas duas partes em 2015, e na qual a marca de roupas vai pagar durante esse período 900 milhões de euros aos bávaros. Ainda assim, uma verba inferior da que é direcionada para o Manchester United.

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