A empresa Surfers Cove, através do projeto da Surf Village, pretende colocar Óbidos no mapa nacional e internacional do surf e será mais uma ferramenta de relevo para Kanoa Igarashi, que foi medalhado de prata nos Jogos Olímpicos de 2021 [realizados em Tóquio] e atual nº7 no ranking mundial, a atingir o seu objetivo de se tornar campeão do mundo da modalidade.
O projeto envolve um investimento superior a 25 milhões de euros, de origem privada e de fundos comunitários. Este é promovido pela Menlo Capital, em parceria com a Despomar, a Admar, a Draycott, os acionistas do Noah Surf House e do Hotel Areias do Seixo e outros investidores, onde se inclui Kanoa Igarashi.
Este projeto será o primeiro parque de Surf da União Europeia com tecnologia Wavegarden. A infraestrutura vai permitir 1.000 ondas por hora e mais de 25 tipos diferentes de ondas, adaptadas a todos os níveis de surfistas.
“O Kanoa Igarashi tem como objetivo ser campeão do mundo de surf. A piscina é um meio que ajuda no seu treino pois na piscina não há “flat days [expressão para dias sem grandes ondas]”. A repetição das manobras, também ajuda muito na sua evolução. O palco principal será sempre o mar mas o complemento da piscina será, a partir de agora, crucial para o seu desenvolvimento enquanto atleta profissional de surf”, explica o co-founder e CEO da Surfers Cove, Manuel Maria Vasconcelos, ao Jornal Económico (JE).
A infraestrutura tem também potencial para atrair a elite do circuito mundial de surf.
“No que toca aos outros surfistas profissionais, ao dia de hoje o surf na piscina também está bastante presente. Vemos vários campeões mundiais de surf a investir nas piscinas de ondas o que representa uma forte aposta neste desporto. Estamos certo que assim que a Surfers Cove abrir, todos os top surfistas mundiais irão passar por aqui”, acredita Manuel Maria Vasconcelos.
Mas esta piscina que vai nascer da Surf Village não se destina em exclusivo aos profissionais do surf. Esta foi idealizada de modo a atrair todo o tipo de público.
“A Surfers Cove vai estar aberta de segunda a domingo, de manhã até à noite, na época alta. Estamos fechados em Janeiro. Todos os dias, vão existir sessões de 1 hora para todos os níveis de surf. Aquando da marcação, o cliente escolhe o seu nível de surf/preferência de onda (+ de 25 tipos de onda), com base na nossa recomendação e ajuda, e seleciona a hora que mais lhe for favorável. Não existe, por isso, o risco de um iniciante estar a fazer a mesma sessão que um profissional. Ambiente controlado”, explica Manuel Maria Vasconcelos.
Portugal deve ser pioneiro na União Europeia em surf park
Manuel Maria Vasconcelos destaca também alguns dos pontos únicos do projeto que deve colocar Portugal no mapa, distinguindo-se da restante oferta mundial.
O CEO da Surfers Cove, Maria Vasconcelos, salienta que o país pode ter o primeiro surf park na União Europeia com tecnologia Wavegarden, aberto ao público.
“Um dos fortes elementos diferenciadores será a sua localização. Vamos ser a única que vai poder oferecer verdadeiramente uma experiência autêntica de surf. A complementaridade com o mar será algo fortemente explorado pela Surfers Cove que mais nenhuma poderá oferecer”, afirma o CEO.
Manuel Maria Vasconcelos considera que para além da localização o clima deve ser outro “forte elemento” na escolha de uma visita à piscina. “A título de exemplo, ao dia de hoje, para fazer surf na piscina da Escócia ou Suíça é necessário luvas e gorro enquanto que em Portugal a água ainda está com temperaturas amenas”, sublinha o CEO da Surfers Cove.
A Surf Village ficará localizada numa área de cinco hectares, entre a Ericeira e a Nazaré, gerando cerca de 50 postos de trabalho e uma faturação de 10 milhões de euros.
O projeto turístico e desportivo, para além da piscina de ondas, inclui ainda uma academia de surf, com níveis de iniciação, intermédia e alta performance, um aldeamento turístico de quatro estrelas, com capacidade máxima para 144 camas, distribuídas por 56 unidades de alojamento de tipologias variadas, restaurante, loja de surf 58 Surf, skate parks, courts de padel e beach ténis, ginásio, escola de surf, zonas verdes ajardinadas e espaços para eventos corporativos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com