A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, iniciou na segunda-feira um périplo pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) de todo o país com o objetivo de preparar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o período de inverno.
Esta volta ao país iniciou-se na segunda com a passagem pela Unidade Local de Saúde do Algarve, Hospital de Portimão e também pela ULS do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém).
Esta terça-feira, Ana Paula Martins visita a ULS do Baixo Alentejo (Beja) pela 09h30 e pelas 16h00 estará na Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (Évora), onde Ana Paula Martins estará acompanhada pelo diretor executivo do SNS, Álvaro Almeida.
“Este plano, de âmbito nacional, é um instrumento orientador que promove o alinhamento dos planos de contingência específicos, elaborados pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) e instituições do SNS não integradas em ULS (caso dos IPO). A sua operacionalização inclui a definição dos objetivos, metodologias, medidas e atividades, bem como os circuitos de informação/ comunicação mais adequados aos níveis de contingência”, descreve o serviço de Saúde.
É ainda referido pelo SNS que este plano têm entre os seus objetivos principais:
O Plano para a Resposta Sazonal em Saúde, para o inverno, é elaborado pela Equipa de Monitorização e intervenção na Resposta Sazonal em Saúde, que conta com representantes operacionais de cada uma das instituições centrais do
Ministério da Saúde intervenientes nessa resposta. Aqui estão incluídas as seguintes entidades:
a) Direção-Geral da Saúde (DGS), que coordena a nível estratégico e no âmbito
da saúde pública;
b) Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, I. P. (DE-SNS, I. P.), que
coordena a nível operacional a resposta do SNS e a articulação com os setores
social e privado;
c) Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.;
d) Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (SPMS, E. P. E.);
e) Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P.;
f) Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P.;
g) Instituto Português do Sangue e da Transplantação, I. P.;
h) INFARMED — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.
P.;
i) Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, I. P.;
j) SUCH — Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.
Ao nível da gestão de risco o plano contém várias medidas preventivas. Aqui inclui-se: Higiene e etiqueta respiratória; Lavagem e/ou desinfeção correta e frequente das mãos; Limpeza e desinfeção de equipamentos e superfícies; Arejamento e ventilação dos espaços interiores; Equipamentos de proteção individual; Campanha de vacinação sazonal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com