[weglot_switcher]

Transações de cartões estrangeiros crescem 10,2% no período da Web Summit e restauração lidera gastos

Na Web Summit deste ano foram feitas mais de 64 mil transações com cartões, com as operações por parte de cartões estrangeiros a aumentar 10,2% face ao ano passado. 
epa12518538 A woman takes a picture during Web Summit Lisbon 2025, in Lisbon, Portugal, 11 November 2025. Web Summit 2025, considered the largest technology conference in the world, runs from 10 to 13 November. EPA/ANTONIO PEDRO SANTOS
21 Novembro 2025, 14h26

Na Web Summit deste ano foram feitas mais de 64 mil transações com cartões, com as operações por parte de cartões estrangeiros a aumentar 10,2% face ao ano passado.

Segundo dados da SIBS Analytics, as transações de cartões estrangeiros cresceram 10,2% no período da Web Summit e a restauração lidera gastos (+43%)

Estas são algumas das conclusões partilhadas pela SIBS, Exclusive Cashless Event Partner do evento.

A SIBS garantiu uma vez mais, os pagamentos digitais durante a Web Summit, que decorreu de 10 a 13 de novembro, em Lisboa. “A participação deste ano foi marcada não só pela operação de toda a infraestrutura cashless – com mais de 250 terminais distribuídos por 80 pontos de venda e 55 comerciantes – mas também pela liderança de um debate europeu sobre soberania e inovação nos pagamentos, reforçando a posição da SIBS como referência no setor”, destaca a empresa.

Analisando as operações dentro do recinto da Web Summit, a SIBS registou 64.466 transações efetuadas, (-18% face a 2024) com um ticket médio de 13,07 euros (+6% face a 2024). Na edição de 2024, foram feitas 78.226 transações com um valor médio de 12,30 euros.

Na Web Summit 2025, foram registados cartões de 115 nacionalidades diferentes, sendo que 72% das transações de compras e levantamentos foram realizadas por estrangeiros. No TOP Países de Origem, o Reino Unido volta a assumir o primeiro lugar, com 11.7% das transações estrangeiras, seguido pela Alemanha (8.1%), E.U.A. (6.4%), Espanha (6.2%), e Brasil (6.1%).

De uma forma transversal, durante os três dias de evento, a hora de almoço (13h) foi o momento com maior fluxo de operações. O primeiro dia, 11 de novembro, destaca-se com 6.169 transações, seguido pelo dia 12 de novembro com 5.044 transações, nesse horário. O último dia, 13 de novembro, contou com 3.502 transações às 13h, revela a SIBS.

“O evento registou um impacto positivo na economia do distrito de Lisboa, particularmente no que respeita às operações de cartões estrangeiros”, diz a SIBS. Os dados fornecidos pelo SIBS Analytics mostram que, analisando apenas as operações de cartões estrangeiros, o valor das operações aumentou 6,4% e o número de operações cresceu 10,2% em comparação com a semana anterior.

“A restauração está no topo dos setores com maior atividade por parte dos estrangeiros, registando um peso de +43% no número de compras. Seguem-se os Supermercados com +20% das transações e os Transportes com +4%. No que diz respeito ao ticket médio, este foi de €33 no total. Se isolarmos apenas os dados de cartões estrangeiros, este valor médio também foi de 33 euros, representando uma descida de um euro em ambos os casos face à semana que antecedeu a Web Summit”, lê-se no comunicado.

Na qualidade de membro fundador da Aliança Europeia de Pagamentos (EuroPA), a SIBS dinamizou ainda uma MasterClass no âmbito da Web Summit, intitulada “Connecting Europe: The Power of the EuroPA Alliance”.

“Esta sessão, que contou com os principais representantes das soluções que integram a EuroPA, abordou os mais recentes desenvolvimentos da Aliança, destacando a integração da BLIK (Polónia) e da Vipps MobilePay (Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia), com a realização das primeiras transações cross-border entre as soluções”, refere a empresas.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.