[weglot_switcher]

Banco de Fomento mobiliza 40 milhões para dois novos projetos de investimento de quase mil milhões

O Banco Português de Fomento (BPF) é, desde novembro, financiador de dois novos projetos estruturantes e de elevado impacto para o país, tendo concluído a sua adesão aos contratos de financiamento do Hospital de Lisboa Oriental (HLO), em Lisboa, e do Campus Data Centres da AtlasEdge, em Carnaxide. São 15 milhões para o Hospital e 25 milhões para os Data Centers.
O presidente executivo do Banco Português de Fomento (BPF), Gonçalo Regalado, intervém durante a apresentação dos resultados do 1.º semestre, em Lisboa, 17 de julho de 2025. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
4 Dezembro 2025, 10h55

O Banco Português de Fomento (BPF) é, desde novembro, financiador de dois novos projetos estruturantes e de elevado impacto para o país, tendo concluído a sua adesão aos contratos de financiamento do Hospital de Lisboa Oriental (HLO), em Lisboa, e do Campus Data Centres da AtlasEdge, em Carnaxide.

O banco mobiliza 40 milhões para dois novos projetos em Portugal num investimento de quase mil milhões de euros. Pois, no total, estes dois projetos representam um investimento dessa ordem de grandeza, sendo o papel do BPF o de “contribuir para tornar Portugal mais competitivo, resiliente e preparado para o futuro, reforçando infraestruturas essenciais para o crescimento económico, a inovação tecnológica e a prestação de serviços de saúde de qualidade à população”, explica o banco liderado por Gonçalo Regalado.

“A participação no financiamento do Hospital de Lisboa Oriental e do Campus Data Centres reafirma a missão do Banco como catalisador de investimento estratégico de elevado impacto para o desenvolvimento económico e social de Portugal”, explica a instituição.

Financiamento do novo Hospital de Lisboa Oriental (HLO)

A participação do BPF no financiamento do HLO, em parceria com o Banco Europeu de Investimento e a Banca Comercial, marca a sua participação num dos maiores investimentos públicos recentes na área da Saúde, num investimento total de 455 milhões de euros. O BPF aporta um montante de 15 milhões de euros de financiamento, que contribuem para assegurar uma solução financeira sólida para a construção desta infraestrutura estratégica, contribuindo para um serviço de saúde mais moderno, eficiente e preparado para o futuro.

O projeto visa modernizar a capacidade hospitalar de Lisboa e melhorar o acesso da população a cuidados de saúde de qualidade.

A operação, concretizada via sindicação do Banco Santander, representa a primeira operação de project finance realizada diretamente pelo balanço do BPF, sublinhando a sua capacidade de estruturar e apoiar projetos de elevada complexidade, com forte impacto económico e social.

O novo complexo hospitalar irá agregar seis unidades atualmente dispersas, promovendo maior eficiência na prestação de cuidados, melhor organização dos serviços e uma capacidade de resposta mais robusta dentro da rede hospitalar da capital. O projeto assume-se como um marco na renovação da infraestrutura de saúde pública em Portugal.

Financiamento do Data Centre Campus da AtlasEdge

O Banco Português de Fomento juntou-se ao sindicato de financiadores que está a apoiar a construção do Campus de Data Centre da AtlasEdge, em Lisboa. O BPF está a conceder um financiamento de 25 milhões de financiamento, que permitirá reforçar a infraestrutura digital de Portugal, consolidar a posição do país como hub estratégico de conectividade e atrair investimento internacional de elevado valor acrescentado.

O banco explica que este projeto representa um dos mais relevantes investimentos em infraestruturas digitais atualmente em desenvolvimento em Portugal, e irá contribuir para fortalecer as bases para o crescimento tecnológico futuro, expandindo a capacidade nacional de alojamento e processamento de dados em larga escala.

“A operação foi estruturada como um Sustainability Linked-Loan, refletindo um forte compromisso com o desempenho ambiental e com metas de eficiência energética. Portugal é um mercado estratégico para a AtlasEdge e integra um plano de investimento que ultrapassará os 500 milhões de euros nos próximos anos”, refere o BPF.

A AtlasEdge que é a plataforma europeia líder no fornecimento de serviços de data centers de ponta. A AtlasEdge opera centros de dados em diversas cidades europeias, como Amesterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid, Milão e Paris.

O Campus AtlasEdge é um grande complexo de data centers de alta tecnologia localizado em Carnaxide, Oeiras, que está a ser desenvolvido em fases. Será um dos maiores centros de armazenamento e processamento de dados da Península Ibérica, com capacidade para 30 MW de energia, servindo como um polo central para a infraestrutura digital na Europa.

Luís Guimarães, Chief Commercial and International Officer do Banco Português de Fomento, diz que “a participação do BPF nestas operações reforça o seu papel determinante enquanto Banco Soberano e agente impulsionador de investimento, apoiando e ajudando a viabilizar projetos estruturantes e transformadores para as regiões e para o país”.

“Estes investimentos contribuem para reforçar as infraestruturas digitais, posicionando Portugal como um dos principais hubs internacionais de tecnologia e inovação na Europa, e para melhorar a prestação de serviços de saúde através de uma infraestrutura hospitalar mais eficiente e com impacto económico e social positivo e duradouro”, sublinha.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.