[weglot_switcher]

Patrícia Barão eleita presidente da APEMIP com maioria absoluta

Entre os nomes que integram a candidatura da lista vencedora destacam-se Paulo Caiado, Vice-Presidente Adjunto, Domingos Silva, Vice-Presidente Norte, José Paraíso, Vice-Presidente Centro, Marina Zueva, Vice-Presidente LVT, Reinaldo Teixeira, Presidente da Assembleia Geral, e Hugo Ferreira, Presidente do Conselho Fiscal.
© Cristina Bernardo
4 Dezembro 2025, 21h55

Patrícia Barão é a nova presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal para o mandato de 2026-2028, depois de ter vencido com 72% dos votos a eleição que se realizou hoje.

A lista que saiu vencedora – lista A – é composta por 30 profissionais do setor, provenientes de pequenas, médias e grandes empresas, que simbolizam um projeto de continuidade e união.

Entre os nomes que integram a candidatura destacam-se Paulo Caiado, Vice-Presidente Adjunto, Domingos Silva, Vice-Presidente Norte, José Paraíso, Vice-Presidente Centro, Marina Zueva, Vice-Presidente LVT, Reinaldo Teixeira, Presidente da Assembleia Geral, e Hugo Ferreira, Presidente do Conselho Fiscal.

Até agora vice-presidente da APEMIP, Patrícia Barão, assume o compromisso de reforçar a qualificação e a credibilidade do setor, num contexto imobiliário marcado por desafios estruturais, como a regulação do mercado e a valorização das empresas e profissionais que atuam no país.

“Com a liderança de Patrícia Barão, a APEMIP vai prosseguir a sua missão de representar o setor com independência, através da promoção de boas práticas, do estreitamento da relação com autoridades públicas e da contribuição para um mercado imobiliário mais transparente, tanto para consumidores como investidores”, lê-se no comunicado.

Na nota Patrícia Barão diz que que “é com enorme sentido de responsabilidade, e um enorme orgulho, que assumo a presidência da nossa Associação. A mediação imobiliária tem um papel decisivo na dinamização do mercado de habitação e deve ser reconhecida como uma atividade altamente especializada e regulada por forma a garantir confiança entre todas as partes”.

“Trabalharei para reforçar a credibilidade do setor, assim como para dignificar os nossos profissionais e assegurar que a APEMIP continua a ser um agente ativo na construção de soluções que respondam aos desafios do país”, acrescenta.

A associação diz que as eleições que decorreram hoje ficam marcadas pela forte participação dos associados e pela defesa de estabilidade, transparência e maior regulação do setor.

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), constituída em 2004 (por fusão das duas associações empresariais do setor então existentes), é a legítima herdeira de todas as instituições portuguesas criadas para organizar a atividade associativa da classe, incluindo o antigo Grémio, extinto em 1974.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.