O mundo em que vivemos está a mudar de forma drástica e constante. Novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) ou a análise de dados estão a transformar a forma como as organizações gerem os seus negócios, o modo como se relacionam com os seus clientes e gerem o aumento dos seus níveis de produtividade para gerar lucro.
Não existe prova mais evidente da iminência daquilo que já se apelida de 4ª Revolução Industrial, do que o crescimento do número de dispositivos conectados. Estima-se que mais de 20.4 mil milhões de dispositivos conectados sejam instalados em todo o mundo até 2020, e 100 mil milhões até 2030. Estes números terão naturalmente consequências para todos nós.
Para as empresas, de forma particular, a Big Data apresenta inúmeras oportunidades. O volume de dados disponíveis tem vindo a crescer, oferecendo aos empreendedores de todos os setores de atividade novos indicadores que podem ser utilizados para maximizar a eficiência e a contenção de custos. No entanto, e mais importante, o benefício do poder dos dados proporciona também às empresas uma capacidade disruptiva nas suas indústrias, logo uma vantagem competitiva face aos concorrentes na entrada na era digital.
Para aqueles que se querem posicionar na vanguarda da transformação, a chave para desbloquear o poder da Big Data passa por, não só, mas sobretudo, contar com uma equipa talentosa, uma administração arrojada e aceder às ferramentas e tecnologias certas para utilizar de forma produtiva os dados recolhidos.
As empresas que incorporarem estes elementos fundamentais na sua estratégia conseguirão tirar proveito do facto de terem a capacidade de identificar, prever e superar futuros desafios para a empresa.
No entanto, e apesar de todas estas oportunidades apresentadas por esta nova era, muitas organizações ainda precisam de explorar o potencial da Big Data para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento. A forma como as empresas se relacionam com os seus clientes acabou por tornar evidente que os gestores ainda necessitam de superar algumas barreiras associadas à adoção de estratégias que impulsionem a utilização destes recursos de forma eficaz.
Este cenário tornou-se particularmente evidente no caso das empresas que possuem uma frota automóvel.
Implementar uma Gestão de Frotas Moderna
A cada minuto, todos os dias, uma frota automóvel é capaz de gerar milhões de pontos de informação que vão desde registos de manutenção, abastecimentos de combustível entre outros indicadores de atividade relevantes. Transformar estes dados através do desenvolvimento de “uma frota conectada” assegura a recolha constante de informações úteis para a gestão da frota – planeamento de rotas, manutenção das viaturas, desenvolvimento das equipas de trabalho e controle de custos.
Como os dados dos veículos são tão variados, o desafio está em agregar esses registos e aproveitá-los para tomar decisões de negócio mais informadas e duradouras. A verdade é que, até há bem pouco tempo, este processo era bastante complexo, se não mesmo impossível, devido ao tempo necessário para recolher, associar e analisar os dados.
A boa notícia é que inovações em áreas complementares, como é o caso das telecomunicações e informática, impulsionaram o desenvolvimento de ferramentas modernas para a recolha de informações relacionadas com os ativos móveis de uma organização – não apenas camiões, mas também carros e reboques.
Com a adoção de uma solução de telemática, empresas de distintas dimensões podem ser alertadas sempre que uma viatura se encontrar em excesso de velocidade, um camião se desviar da rota definida ou sempre que uma viatura registar períodos de ralenti excessivo.
A introdução de soluções de telemática além de permitir a recolha constante das atividades mais recentes da frota, proporciona também as condições ideais para a planificação de atividades futuras. Para aqueles que transformam estes indicadores em ações efetivas, as oportunidades são ilimitadas.
Em primeiro lugar, as soluções de telemática contribuem de forma decisiva para a identificação dos principais pontos de ineficiência e para a definição de estratégias adequadas a esses cenários, contribuindo para a redução dos custos com combustível, por exemplo.
Em segundo lugar, as organizações podem reduzir custos com manutenções através de alarmes automáticos baseados na quilometragem e tempo de atividade do motor. Este facto, contribui ativamente para a monitorização do desgaste das viaturas, viabilizando desta forma a realização de intervenções de manutenção preventiva.
Por fim, os resultados alcançados pela introdução de uma solução de telemática podem traduzir-se também na melhoria das condições de segurança dos ativos mais valiosos para as empresas – os seus colaboradores.
No entanto, sem os conhecimentos e as ferramentas necessárias, a maioria das empresas acaba por ficar com uma enorme quantidade de informação armazenada sem qualquer impacto nas suas operações. As organizações devem introduzir soluções de telemática inovadoras com a capacidade de transformar os dados recolhidos em indicadores de atividade que representem uma verdadeira oportunidade de crescimento do negócio de curto, médio e longo prazo.
A telemática é um dos fatores mais importantes para o futuro do setor da gestão de frotas. Agora é tempo de mudar. Enquanto líder de uma organização, está preparado para liderar a sua frota através do poder da Big Data?