[weglot_switcher]

Tesla descontinua produção dos modelos S e X e aposta na robótica e IA

Musk tem sublinhado uma mudança de direção para projetos baseados em IA, como os robôs de consumo Optimus e os robotáxis autónomos.
Tesla
REUTERS/Stephen Lam
29 Janeiro 2026, 12h31

Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou na conferência com investidores, esta quarta-feira, que a empresa irá descontinuar a produção do SUV Model X e da berlina de grandes dimensões Model S e irá investir em Inteligência Artificial e robótica.

“Chegou o momento de, basicamente, encerrar os programas Model S e X”, afirmou Musk, segundo o jornal britânico The Guardian. “Prevemos que a produção do S e do X seja progressivamente descontinuada no próximo trimestre”, acrescentou.

O relatório de resultados trimestrais daTesla revelam uma queda acentuada nas vendas de veículos e um declínio nas receitas, numa altura em que Musk aposta o futuro da empresa na IA e na robótica. O relatório descreve o ano da Tesla como uma ‘transição de um negócio focado no hardware para uma empresa de IA física’, indica o The Guardian.

Musk tem sublinhado uma mudança de direção para projetos baseados em IA, como os robôs de consumo Optimus e os Robotáxis autónomos. Segundo o CEO da Tesla Todas estas tecnologias terão um crescimento futuro sem paralelo.

As grandes esperanças delineadas por Musk ajudaram a Tesla a superar as expectativas de Wall Street, mesmo quando a empresa registou o seu primeiro declínio de sempre na receita total – perdendo 3% em comparação com o ano anterior.

A Tesla apresentou lucros por ação do quarto trimestre de 0,50 dólares após o fecho do mercado na quarta-feira, ultrapassando os 0,45 dólares que Wall Street esperava. A sua receita declarada foi de 24,9 mil milhões de dólares, superando as estimativas dos analistas de 24,79 mil milhões de dólares.

As receitas automóveis totais da empresa caíram 11% em comparação com o ano anterior em 2025. No início deste mês, a Tesla divulgou os seus números de entregas de veículos do quarto trimestre, que medem a receção dos carros pelos compradores em vez das vendas nas concessionárias, revelando um declínio de 16% em comparação com o ano anterior, prejudicado especialmente pelo colapso do interesse na Europa. As ações da empresa subiram até 4% nas operações após o fecho do mercado, antes de reduzir os seus ganhos.

“Maior produto de todos os tempos”

Musk afirmou que o robot Optimus seria o “maior produto de todos os tempos” e disse que os robôs, juntamente com os veículos autónomos, inaugurariam “um mundo onde não existe pobreza”.

A Tesla planeia iniciar a produção do Optimus antes do final de 2026, de acordo com o relatório de resultados. Musk avançou que a empresa venderá o robô ao público em 2027.

A Tesla revelou também que, no início deste mês, concordou em investir 2 mil milhões de dólares na xAI, a empresa de inteligência artificial de Musk.

Ainda de acordo com o The Guardian, o diretor financeiro da Tesla, Vaibhav Taneja, disse na conferência de resultados que a despesa de capital da empresa seria de 20 mil milhões de dólares, uma quantia  muito superior ao que muitos analistas estimavam.

 

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.