O primeiro relatório sobre políticas públicas realizado por investigadores do ISCTE, no âmbito de um debate sobre o estado da nação, propõe “menos reformas, melhores políticas” e recusa um “Big Bang de políticas”
O documento do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, cujas conclusões foram divulgadas na edição desta terça-feira do jornal “Público”, sugere, entre outras medidas o alargamento da ADSE a todos os cidadãos.
“Uma possibilidade é um seguro universal obrigatório que afetar o orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) exclusivamente à sua atividade, organizar o financiamento público da prestação privada, evitando a concorrência e a falta de transparência”, aponta o professor Tiago Correia, em declarações ao diário.
Em causa está o facto de os académicos considerarem que o SNS tem essencialemente cinco problemas, entre os quais a impossibilidade de aceder a médico de família no próprio dia e falhas na saúde oral e mental em classes mais desfavorecidas.
O estudo, organizado por setores de atividade, passará a ser apresentado anualmente, na véspera do debate do estado da nação no parlamento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com