A menos de 72 horas do arranque da greve dos motoristas de combustíveis, apenas 51 postos de combustível em Portugal não têm gasóleo ou gasolina.
Dos cerca de 2.900 postos que existem no país, 36 postos (1,24%) não contam com gasóleo e 15 estão sem gasolina (0,51%), segundo os dados da plataforma Já não dá para abastecer.
No total, 98,59% dos postos de combustível do país contam com todos os tipos de combustível, sem razões para pânico, portanto.
Apesar deste cenário, têm se verificado filas em muitos postos de combustível em todo o país, com os automobilistas a aproveitar para atestar antes do início da greve à meia noite de segunda-feira, 12 de agosto.
Depois de decretado o estado de emergência energética pelo Governo, o abastecimento máximo vai estar limitado a 15 litros de combustível diários a partir de segunda-feira.
Mas há localidades onde já se procede ao racionamento de combustível. Em Mafra, a autarquia emitiu ontem um despacho que limita o abastecimento a 25 litros por viatura ligeira e 100 litros para veículos pesados, de acordo com a Vost Portugal.
O Governo tem lançado inúmeros apelos para os portugueses atestarem o seu automóvel antes da greve, de forma a evitar corridas às bombas.
Já o Presidente da República, em visita oficial à Alemanha, garante que deixou o seu carro atestado antes de sair de Portugal.
“Eu tenho um princípio básico: quando termino uma viagem atesto o carro logo. E como acabei de vir do fim de semana em que estive com os meus netos no Algarve, atestei o carro. E, portanto, estou em condições de partir naquilo que está na minha cabeça para ser o dia do começo das minhas férias, assim os diplomas mo permitam, que é o dia 12, a próxima segunda-feira”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pelo Jornal de Notícias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com