Os três principais índices da b0lsa de Nova Iorque iniciaram a sessão no verde, com ganhos superiores a 20%. O sentimento do mercado está a ser impulsionado pelas expectativas em torno da política monetária que poderão culminar como um corte das taxas de juro, quer no seio da zona euro, quer nos Estados Unidos.
Esta segunda-feira, dia 9 de setembro, após o toque do sino da sessão de abertura em Wall Street, o S&P 500 subia 0,29%, para 2.987,23 pontos; o tecnológico Nasdaq avançava 0,26%, para 7.873,15 pontos; e o industrial Dow Jones valorizava 0,26%, para 26.886,74 pontos.
Esta quinta-feira é esperado que o ainda presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, anuncie um pacote de medidas acomodatícias para estimular a economia da zona euro e impulsionar a inflação, e que podem passar por um corte nas taxas de juro.
O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, revelou que não espera que a economia dos EUA entre em recessão. O presidente da Fed participou numa conferência na Universidade de Zurique na sexta-feira passada abordou ainda o impacto da guerra comercial entre os EUA e a China que, aliada ao arrefecimento do crescimento da economia mundial, poderá aumentar os riscos. Consequentemente, numa declaração que foi encarada pelos analistas como um possível corte nas taxas de juro dos EUA, Jerome Powell disse que a Fed irá continuar a “agir adequadamente” para impulsionar a economia.
De acordo com os analistas consultados pela “Reuters”, existem 91,2% de hipóteses de um corte das taxas de juro de 0,25% na reunião de setembro da Reserva Federal norte-americana.
Nas matérias-primas, o barril de Brent, referência para o mercado europeu, sobe 1,06%, para 62,19 dólares. Do outro lado do Atlântico, o West Texas Intermediate negoceia nos 57,43 dólares, depois de subir 1,61%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com