A Jerónimo Martins confirmou esta quarta-feira que já foi notificada sobre a investigação à sua subsidiária polaca Jerónimo Martins Polska. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a Jerónimo Martins confirma a abertura de um processo com vista a apurar se há abuso de poder negocial com fornecedores de frutas e legumes.
“No âmbito deste processo iremos responder e esclarecer qualquer questão no prazo devido. Não obstante, estamos convictos que, nas relações que mantemos com os nossos fornecedores (comummente de longo prazo), cumprimos a lei e seguimos as boas práticas em vigor no mercado”, informa o grupo retalhista no comunicado.
O regulador da concorrência da Polónia, UOKiK informou que realizou uma auditoria à Jerónimo Martins Polska, em junho deste ano, na qual recolheu informações sobre suspeitas do uso indevido de vantagem comercial, segundo informou o regulador polaco em comunicado.
As informações recolhidas indicaram que a Jerónimo Martins recebe dois tipos de descontos na sua relação com fornecedores, com destaque para a fruta e os legumes. O primeiro desconto não levanta questões, uma vez que está devidamente determinado no contrato que é celebrado entre as duas partes. O problema está ligado ao segundo desconto que é “oferecido” à Biedronka.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com