[weglot_switcher]

Metro do Porto e STCP. Transdev e Alsa ganham

As concessões dos Transportes do Porto (Metro e Sociedade de Transportes Coletivos do Porto – STCP) foram entregues respetivamente aos franceses da Transdev e aos espanhóis da Alsa, uma empresa detida pela multinacional National Express. Foram afastadas as propostas da Barraqueiro e da Gondomarense, de acordo com a informação disponibilizada em conferência de imprensa. O preço foi o […]
4 Setembro 2015, 17h09

As concessões dos Transportes do Porto (Metro e Sociedade de Transportes Coletivos do Porto – STCP) foram entregues respetivamente aos franceses da Transdev e aos espanhóis da Alsa, uma empresa detida pela multinacional National Express.

Foram afastadas as propostas da Barraqueiro e da Gondomarense, de acordo com a informação disponibilizada em conferência de imprensa. O preço foi o critério determinante.

Ouvido pela TSF, Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, realça que estas propostas são mais favoráveis, financeiramente, do que a proposta apresentada há meses pelo consórcio espanhol TMB/Moventis, que venceu o concurso público lançado inicialmente pelo Governo.

No total, a redução de custos induzida pelas duas propoostas é de de 18 milhões de euros anuais, quando a meta do caderno de encargos apontava para 12 milhões, explica o Expresso.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado dos Transportes ,Sérgio Monteiro, realçou que estas propostas são mais favoráveis, financeiramente, do que a proposta apresentada há meses pelo consórcio espanhol TMB/Moventis, que venceu o concurso público lançado inicialmente pelo Governo.

A 14 de agosto, o Ministério da Economia confirmou que o consórcio espanhol TCC, ao qual havia sido adjudicado o processo anterior, não entregou a garantia bancária necessária para assumir a operação da STCP, o que fez cair a subconcessão daquela empresa e a da Metro do Porto por 10 anos, recorda o Expresso.

No dia 24 desse mês, o Governo confirmou o novo lançamento do concurso de subconcessão da STCP e da Metro do Porto, a realizar-se por ajuste direto, tendo sido então disponibilizada a informação aos potenciais interessados, incluindo o consórcio TCC, assinala o mesmo jornal.

O concurso de subconcessão, cujo prazo terminou na quinta-feira às 17h, recebeu quatro candidatos (Alsa, Barraqueiro, Gondomarense e Transdev) e sete propostas.

OJE

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.