[weglot_switcher]

Franceses em força na área financeira

A presença francesa na área financeira, e particularmente nos seguros, é tradicionalmente forte. AXA, Groupama, Europ Assistance, Eurofactor, Coface, Cardif, Macif e GAN são nomes mais ou menos familiares para a maioria dos portugueses. A maioria destas seguradoras ainda opera no mercado português, outras já saíram, outras ainda mudaram de nome na sequência de aquisições. […]
10 Novembro 2015, 09h27

A presença francesa na área financeira, e particularmente nos seguros, é tradicionalmente forte. AXA, Groupama, Europ Assistance, Eurofactor, Coface, Cardif, Macif e GAN são nomes mais ou menos familiares para a maioria dos portugueses. A maioria destas seguradoras ainda opera no mercado português, outras já saíram, outras ainda mudaram de nome na sequência de aquisições. O mundo dos seguros é, em si mesmo, uma ebulição constante.

A AXA, primeira marca seguradora mundial no reconhecido ranking Best Global Brands, da Interbrand, está de saída do nosso mercado. O grupo belga, Ageas, que controla a Ocidental e a Médis, anunciou recentemente estar em negociações exclusivas para comprar a AXA Portugal, por 190,8 milhões de euros.

O negócio, que deverá estar concluído no primeiro semestre de 2016, deixa espaço à Groupama, um dos principais grupos seguradores europeus a caminhar para um século de presença em Portugal, onde entrou com a denominação GAN e opera, desde 2005, como Groupama Seguros.

Em 2011, o negócio segurador do ano em Portugal envolveu também uma empresa francesa: o grupo financeiro SMABTP, que em Espanha controla a seguradora Asefa, comprou a Victoria.
Na altura, a operação foi enquadrada na estratégia de crescimento e diversificação do grupo francês e da sua afiliada e apontado como objetivo principal para mercado português: “o crescimento sustentável e rentável a longo prazo”. Para o conseguir, os franceses contam com a sua capacidade técnica internacional e o know-how da Victoria.
Caravela é uma das mais jovens seguradoras portuguesas. Liderada por Diamantino Marques, ex-presidente do antigo Instituto de Seguros de Portugal, a Caravela surgiu após a compra da filial de outra marca icónica de seguros francesa, a Macif por parte de investidores nacionais agrupados na holding AAA – sociedade gestora de participações sociais.

A Cardif Portugal é de origem e também fala francês. Sucursal do BNP Paribas Assurance, empresa do grupo BNP Paribas, é especializada em soluções de proteção e opera em Portugal desde 1987.
A também francesa Europ Assistance dá cartas no negócio dos serviços de assistência de que é um gigante mundial. Em Portugal, opera diretamente desde 1993, ano em que lançou, em parceria com o antigo grupo Espírito Santo, a Europ Assistance Companhia Portuguesa de Seguros. Apoiada numa ampla rede de filiais, está preparada, sob o ponto de vista técnico e humano, para prestar uma assistência rápida e eficaz, através da sua rede de fornecedores, a qualquer hora do dia ou da noite, quer os seus clientes estejam em casa ou no outro lado do mundo.

Também a área do seguro de crédito tem, em Portugal um protagonista francês – a Coface, que, através da sua subsidiária Coface Portugal, disponibiliza várias soluções no mercado. Uma última palavra para a Eurofactor, empresa francesa líder no factoring à exportação.

Por Almerinda Romeira/OJE

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.