A líder mundial do setor da cortiça, a portuguesa Corticeira Amorim reportou um acréscimo de 54% no lucro do ano passado, que ascendeu a 55,01 milhões de euros. O resultado líquido supera, pela primeira vez, a barreira dos 50 milhões de euros e foi impulsionado pela valorização do dólar.
Em 2015, as vendas consolidadas da empresa atingiram os 604,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7,9% quando comparado com o exercício anterior (560,3 milhões de euros).
“O efeito cambial favorável nas vendas explica cerca de metade do crescimento”, explica a empresa presidida por António Rios Amorim na informação entregue na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), acrescentando que o crescimento de vendas sem efeito cambial teria sido de 4,0% (efeito volume).
A valorização do dólar conjugada com a dinâmica do mercado norte-americano foi de grande importância em 2015, com os Estados Unidos a consolidarem a sua posição de principal mercado.
Com exceção dos revestimentos, todas as unidades de negócio da empresa registaram crescimento de vendas no ano passado. Destaque para a unidade das rolhas, que cresceu 9,9%.
As vendas da unidades de revestimentos, únicas a cair, foram afetadas pela quebra de 50% do mercado russo e pelo efeito do impacto cambial negativo euro/dólar, aumento do preço da madeira e do mix de vendas com margens menores.
A empresa informa ainda que a função financeira saiu beneficiada em 1,8 milhões de euros, devido à descida do endividamento e das taxas de juro.
O ano fechou com a empresa a registar um em endividamento líquido de 83,9 milhões de euros, o que traduz uma descida de 3,7 milhões de eruos comparativamente a 2014.
A Corticeira anunciou igualmente a distribuição de um dividendo de num total de 0,385 euros por ação, um total de cash out de 50,2 milhões.
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