Os irmãos Joshua e Simon Schmidt venceram o prémio de inovação da Brancott Estate, uma empresa de vinhos pertença do grupo Pernod Ricard no valor de 35 mil dólares australianos, cerca de 24 mil euros. E Isto porque inventaram uma rolha – que não é de cortiça – que tem uma câmara que permite guardar sabores e aromas que podem depois ser adicionados ao vinho. Permitindo customizar o vinho de acordo com os gostos pessoais do consumidor ou ocasião específica em que será aberto.
Ou seja, aparentemente podem esquecer o terroir, os enólogos e viticultores a extrair o máximo daa vinha, e das castas, o blend de uvas, o envelhecimento…tudo o que está intrinsecamente ligado há séculos ao vinho. No futuro, basta abrir a rolha.
Sebastian Eckersley-Maslin, CEO da BlueChilli, uma incubadora de startups australiana e membro do júri referiu que a Vinnovate – assim se chama a rolha – cumpre na perfeição com o briefing dado pela Brancott Estate, que era encontrar uma ideia “que alterasse a forma como o vinho é apreciado”. Aparentemente não interessava que a alteração fosse para pior.
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