[weglot_switcher]

600 quilómetros por hora. China vai ter o comboio mais rápido do mundo

Embora a China tenha a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, o Japão é o país que lidera nos comboios Maglev.
22 Outubro 2016, 18h14

A China tem planeada a construção do comboio de levitação magnética (Maglev) mais rápido do mundo, de acordo com informação avançada hoje pela agência oficial Xinhua.

O projeto ficará por conta da empresa CRRC, que pertence ao estado chinês e lidera a produção de material ferroviário. A obra iniciar-se-á com a construção de uma linha que terá, pelo menos, cinco quilómetros, de forma a testar o comboio que pode atingir a velocidade de 600 quilómetros por hora.

Segundo um representante da empresa estatal chinesa, Sun Bangcheng, vão ser construídos comboios que atinjam 200 quilómetros por hora, com vista a consolidar esta tecnologia para ser exportada e serem estabelecidos futuros contratos com o estrangeiro. A empresa prevê, ainda, empenhar-se no desenvolvimento e investigação para a construção de comboios de alta velocidade de circulação transfronteiriça, que podem alcançar 400 quilómetros por hora.

A China tem desde 2016 um comboio Maglev de fabrico chinês a circular na cidade de Changsha, que pode alcançar 100 quilómetros por hora.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.