[weglot_switcher]

Todos atentos aos pagamentos digitais

Os bancos, as tecnológicas e outros operadores estão atentos e a preparar-se para o incremento dos pagamentos eletrónicos. Em breve, o crescimento vai ser exponencial.
31 Outubro 2016, 11h37

Os pagamentos estão a mudar com a introdução de novos métodos eletrónicos e digitais. As novidades surgem dos mais variados quadrantes de um vasto ecossistema que inclui o setor bancário e financeiro, empresas tecnológicas, desde a mais pequena fintech à consultora mais global, entre muitos outros players.

Apesar do perfil de early adopters de tecnologias, os portugueses estão a ser mais lentos do que o habitual na adesão a estes novos formatos.

Em causa está a predominância do multibanco como método de pagamento de eleição, algo único a nível mundial. No entanto, uma coisa é certa: o futuro passa por novos formatos de pagamento digitais, alguns dos quais já disponíveis. Para além do multibanco, os portugueses preferem pagar através de transferência bancária, utilizando também cartões de crédito e métodos como o PayPal, o MBNet e o MBWay. Mas tudo vai transformar-se no domínio dos meios de pagamento.

Nos próximos cinco anos, “vamos viver mais mudanças do que nos últimos 50 anos”, antecipa Paulo Raposo, country manager da Mastercard em Portugal. A Mastercard assinala que se espera que 2,7 mil milhões utilizadores de smartphones façam mais de 200 mil milhões de transações anuais, em 2019. De volta a Portugal, Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, diz que cerca de 30% dos portugueses já compra online, gastando em média 1.190 euros/ano, um valor próximo da média Europeia. O mercado empresarial português (B2B e B2G) está na generalidade numa fase embrionária, mas é bastante desenvolvido no que toca às compras do Estado.

Por defeito, o Estado compra por via eletrónica desde 2009. Esta obrigatoriedade contribuiu para o aumento das transações, antecipando-se que esse valor concretizado através de plataformas eletrónicas atinja os 132 mil milhões de euros em 2025. A tendência é para que surja uma grande variedade de métodos de pagamentos, cada vez mais sofisticados, nos próximos anos. Os players assinalam que mais que tecnologia, é necessário mudar mentalidades e sensibilizar os consumidores para os cuidados a ter aquando da utilização de métodos de pagamento digitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.