[weglot_switcher]

Uber triplica preços das viagens durante a passagem de ano

Uma viagem entre o Cais do Sodré e o Campo Pequeno, durante a noite de réveillon, chegou a custar 50 euros, quando num período normal ronda os 15 euros.
4 Janeiro 2017, 09h38

Quem escolheu os serviços da Uber para regressar a casa na noite de passagem de ano foi surpreendido com o valor a pagar pela viagem. Dada a elevada procura, a operadora acionou a tarifa dinâmica que fez os preços disparem para mais do triplo.

Ao Correio da Manhã, um dos lesados conta que pagou quase 50 euros por uma viagem entre o Cais do Sodré e o Campo Pequeno, um percurso que, por norma, ficaria à volta dos 15 euros. “Fiz uma reclamação, mas a Uber respondeu que esta era a forma de gerirem a oferta e a procura de veículos”, acrescenta.

O lesado alega não ter sido informado deste acréscimo de preços, embora a empresa garanta que todos os utilizadores são informados sobre a aplicação da tarifa dinâmica.

Contactada pelo CM, a Uber afirma que “em alturas em que a procura ultrapassa largamente a oferta de motoristas disponíveis, como aconteceu na passagem de ano, utilizamos tarifas dinâmicas para assegurar que os utilizadores têm sempre acesso a um veículo quando precisam”.

“Os preços dinâmicos são praticados em outras indústrias, como, por exemplo, hotéis e companhias aéreas, que fazem variar os preços de acordo com a procura e com a oferta”, salienta a plataforma eletrónica ao jornal.

A tarifa dinâmica que permite à operadora multiplicar o preço-base dos seus serviços a qualquer momento, num esforço para equilibrar a oferta e a procura. A tarifa é automática e os motoristas não têm qualquer tipo de influência no preço final.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.