No ano em que inicia as celebrações do cinquentenário, a Universidade Católica Portuguesa escolheu para lema do seu Dia Nacional “Construir a Cultura do Encontro”.
“Assumimo-nos como espaço de diálogo com a comunidade a nível local, regional, nacional, mas também com o mundo, colaborando com mais de 800 universidades na Europa, América do Norte e do Sul, África, Ásia e Oceania e recebendo alunos internacionais de 89 nacionalidades, conscientes de que o cultivo da qualidade académica não se esgota no reforço de quaisquer fronteiras, mas na sua superação”, destacou Isabel Capeloa Gil, numa sessão solene, realizada sexta-feira.
No que respeita à atividade interna, a reitora vincou o crescimento da instituição, apesar do contexto adverso, no que respeita ao financiamento da investigação e da prestação de serviços, decorrente da crise quase endémica da economia portuguesa. A Católica “cresceu na captação de alunos – cerca de 5% no primeiro e segundo ciclo – com assinalável desenvolvimento ao nível de estudantes internacionais. Neste campo destacam-se sobretudo os cursos de segundo ciclo leccionados em inglês, em particular gestão, estudos de cultura e ciência política, com uma variação global de 21% relativamente a 2015″.
Ainda segundo a reitora, a Universidade cresceu também no acesso a financiamento competitivo de investigação com um aumento de 22%, com destaque para a área de bio-tecnologia e agro-alimentar. Assinalou também o crescimento do financiamento de investigação nas áreas de gestão e economia e bem assim o desenvolvimento da investigação em saúde apoiado por investimento público da Fundação para a Ciência e Tecnologia e privado da Bial.
D. Manuel Clemente, magno chanceler da Universidade Católica, fez o balanço da atividade da universidade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com