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A engenharia vê-se nas curvas. O Audi A5 Sportback quattro gosta delas apertadas

O teste que fizemos foi curto mas suficiente para perceber até onde pode ir a engenharia automóvel neste coupé de cinco portas. Saiba os pormenores.
Dynamic photo, Color: Daytona Grey
26 Fevereiro 2017, 21h24

Se há um prazer sublime na condução é perceber quando um carro curva em qualquer circunstância. E se for um Audi A5 com tração às quatro rodas motrizes o resultado está assegurado. O teste que fizemos foi curto mas suficiente para perceber até onde pode ir a engenharia automóvel neste coupé de cinco portas.

O A5 Sportback consegue esta proeza com uma suspensão reformulada, novos motores e novos sistemas de assistência à condução. Mas vamos aos pormenores.

O Audi A5 Sportback é apresentado com cinco motores e com potências entre os 190 cv e os 286 cv, ou seja, uma potência que nesta geração é 17% superior à anterior, enquanto nos consumos de combustível (indicações de fábrica) regista uma quebra de 22% em termos de consumo. As soluções de transmissão estão adequadas aos motores, mas o topo de gama com a caixa tiptronic de oito velocidades, é dedicada ao bloco diesel com 286 cv e motor S5.

O sistema quattro que experimentámos, resistiu a todas as agruras. Foi desenhado como uma engrenagem planetária, sendo que o diferencial central autoblocante transmite 60% do binário do motor para o eixo traseiro e o restante para a dianteira, mas em caso de perda de aderência o diferencial central autoblocante transfere até 70% para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. Está explicada a excecional aderência quando se está perante uma tração às quatro rodas motrizes.

Para quem procura adrenalina a solução pode estar no Audi S5 Sportback, o qual oferece um motor de seis cilindros turbo que debitam 354 cv e um binário máximo de 500 Nm. O V6 turbo significa que estamos perante um verdadeiro desportivo. A cilindrada fica próxima dos 3 mil cm3, o que permite uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 4,7 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 Km/h.

Apenas temos referências de fábricas em termos de consumos, mas a média indica 7,3 l/100 Km. Só iremos acreditar depois de experimentar esta versão.

De registar que o novo Audi S5 Sportback tem uma nova suspensão com geometria de cinco braços à frente e atrás. Referem os dados técnicos da marca que o eixo principal “permite a absorção ideal das forças longitudinais e transversais”.

Em termos de design o mais relevante é a beleza com destaque para a chamada linha de ombros que percorre os guarda-lamas, enquanto as janelas das portas foram desenhadas sem moldura, o que lhe dá a imagem do coupé. No interior é o luxo assumido onde os bancos têm massagem pneumática e ventilação e ainda um teto solar panorâmico em vidro.

Quando a preços e dentro das motorizações diesel, o PVP recomendado sem adicionais mais barato é o 2.0TDI 190 a 47.760 euros, quanto o S Tronic quatto ultrapassada os 56 mil euros sem extras.

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